Nesta sexta-feira, 18, o final de semana do GP dos Estados Unidos foi inaugurado em grande estilo. Após os tradicionais treinos livres, a prova contou com a classificação para a corrida sprint. Em qualificação com surpresas e eliminações inesperadas, com decisão na última volta, Max Verstappen, da RBR, garantiu a pole position, seguido por George Russell, da Mercedes, e Charles Leclerc, da Ferrari.
GP dos Estados Unidos: como foi o quali da sprint?
Com baterias rápidas e com poucas oportunidades de voltas, o SQ1 já começou com tudo e foi muito apertado. Charles Leclerc fez o melhor tempo, seguido por Lewis Hamilton, Max Verstappen, Lando Norris, e Carlos Sainz. Na outra ponta da classificação, a dupla da Sauber, Zhou e Bottas, e da Williams, Albon e Ocon, foram eliminados. A surpresa foi Oscar Piastri, da McLaren, que teve uma volta excluída e ficou em 16º.
No SQ2, a bateria continuou muito frenética, mas sem nenhuma grande surpresa nos primeiros minutos. Na reta final, a zona dos eliminados fechou com Fernando Alonso, Lance Stroll, Liam Lawson, Pierre Gasly e Sergio Pérez, da RBR. O melhor tempo da segunda parte foi de Carlos Sainz, da Ferrari.
No momento mais decisivo da classificação, Sainz, Verstappen, Hamilton, Leclerc, Russell, Norris, Magnussen, Colapinto, Hulkenberg e Tsunoda foram os sobreviventes na briga pela pole position. Todos com o jogo de pneus mais macios, como é determinado pela FIA nessa etapa, a decisão da primeira colocação foi no detalhe. Tudo estava encaminhado para a pole de Russell, mas Verstappen fez uma última volta magnífica e ficou com a ponta.
#F1SPRINT QUALIFYING CLASSIFICATION
The gap between Max and George was just 0.012s 😮💨#F1 #USGP pic.twitter.com/evhfnSKWH7
— Formula 1 (@F1) October 18, 2024