Felipe Massa, ex-piloto da Fórmula 1, voltou a comentar sobre a tão debatida perda do título de 2008 para Lewis Hamilton em uma entrevista ao CNN Esportes S/A. A ocasião trouxe à tona a difícil lembrança do GP de Singapura daquele ano, marcado por eventos polêmicos que mudaram o curso da competição. Massa atualmente está envolvido em um processo judicial para reivindicar o título que, segundo ele, foi injustamente perdido devido a manipulações.
“Já estamos há alguns meses com este caso nos tribunais ingleses, buscando justiça. O que aconteceu comigo foi uma injustiça, algo que nunca deveria acontecer no esporte. Temos que lidar com acidentes, falhas técnicas e outros problemas típicos em corridas, mas a manipulação não faz parte do espírito esportivo”, afirmou Massa.
O Polêmico GP de Singapura de 2008
Em 2008, Felipe Massa liderava o campeonato mundial de Fórmula 1 e estava muito próximo do título. Durante o GP de Singapura, uma colisão proposital de Nelson Piquet Jr., da equipe Renault, foi orquestrada para beneficiar seu colega de equipe, Fernando Alonso. Este incidente marcou o ponto de virada do campeonato.
Com a bandeira amarela devido ao acidente, Massa foi chamado aos boxes pela Ferrari. No entanto, a equipe cometeu um grave erro durante o pit stop, deixando uma mangueira de combustível presa ao carro. Este incidente fez Massa perder tempo valioso e, consequentemente, posições na corrida.
Consequências da Corrida e Título Perdido
O erro nos boxes não foi o fim dos problemas para Massa. Ainda nesta corrida, ele sofreu outras complicações que o fizeram terminar na 13ª posição. Lewis Hamilton, seu concorrente direto, aproveitou as oportunidades e ampliou sua vantagem na pontuação do campeonato.
A última corrida daquele ano aconteceu no Brasil, no autódromo de Interlagos. Apesar de Massa vencer a corrida e alcançar 97 pontos, Hamilton conseguiu somar 98 pontos, sagrando-se campeão mundial pela primeira vez na carreira. Em 2009, a manipulação da corrida em Singapura foi confirmada pela FIA, mas o título de Hamilton já estava consolidado.
Declarações de Bernie Ecclestone
Em uma entrevista recente, Bernie Ecclestone, que comandava a Fórmula 1 em 2008, afirmou que o processo judicial iniciado por Massa é justificável. “Trazer o caso à Justiça e permitir que um juiz decida o que é certo e o que é errado é a coisa correta a se fazer”, disse Ecclestone.
“As provas que vieram à tona me motivaram a lutar por justiça”, comentou Massa sobre as declarações de Ecclestone. “Mesmo 15 anos depois, nada apagará a felicidade de vencer em Interlagos na frente dos fãs brasileiros naquela última corrida de 2008.”