A temporada de 2025 da Fórmula 1 é aguardada com grande expectativa. Diversos novos rostos estão prontos para fazer sua estreia, até mesmo uma equipe vai estrear, a Audi, trazendo um ar de novidade e competição acirrada ao grid. Entre os novatos, se destacam Andrea Kimi Antonelli e Jack Doohan, que ainda não participaram de um GP na categoria principal.
Além deles, Oliver Bearman também se prepara para uma temporada completa. Na Red Bull, Liam Lawson e Isack Hadjar estão na expectativa por um assento. Enquanto isso, surge uma disputa acirrada por uma vaga na Audi, atraindo muitos olhares.
Quem ocupará a vaga na Audi em 2025?
Apesar de não haver uma confirmação oficial por parte da Audi, os nomes mais cotados são Valtteri Bottas e Gabriel Bortoleto. A equipe, após contratar Nico Hulkenberg, recebeu várias recusas de pilotos, incluindo Carlos Sainz. Agora, as atenções se voltam para Bottas, que enfrenta uma temporada difícil, e Bortoleto, que vem se destacando na Fórmula 2.
Gabriel Bortoleto completará 20 anos em 14 de outubro de 2024. O brasileiro chama atenção na Fórmula 2, tendo vencido a última corrida largando em último. Seus ótimos resultados o colocaram no radar da Audi, e ele está bem posicionado para 2025.
Esses feitos fazem com que ele esteja em boas condições com os chefes da Fórmula 1. No GP de Monza, suas conversas com Mattia Binotto, chefe da Audi, aumentaram os rumores sobre seu ingresso na F1.
Qual será a estratégia de Binotto para a temporada de 2025?
Mattia Binotto mencionou que a decisão sobre o piloto está em aberto. Ele pondera entre a experiência de Valtteri Bottas e o potencial jovem de Gabriel Bortoleto. Binotto destacou: “Nosso projeto é de longo prazo. Precisamos considerar o que será melhor para nós, levando em conta o objetivo final.”
O chefe do programa de F1 da Audi também mencionou Theo Pourchaire, piloto reserva da Sauber, mas reafirmou que os bons resultados de Bortoleto o colocam em uma posição forte.
Possíveis acordos entre Audi e McLaren
Se a Audi quiser Bortoleto, um acordo com a McLaren será necessário. Existem duas opções, McLaren só encerrar o contrato com o brasileiro ou manter o relacionamento com o piloto e emprestar ele para a Audi.
Na segunda opção, Gabriel ainda poderia ser solicitado pela McLaren no futuro. A decisão deverá ser anunciada nas próximas semanas.