A sétima arte sempre exerceu grande influência sobre diferentes gerações, e no universo das lutas não é diferente. A minissérie documental “Cine Marcial” revisita filmes icônicos do gênero das artes marciais e explora como essas produções marcaram a trajetória de grandes nomes do esporte. Com cinco episódios, a produção dirigida por Fernando Acquarone estreia nesta segunda-feira (24), às 19h30, no canal Combate, e foi desenvolvida pela Pindorama Filmes em coprodução com a emissora.
O episódio de estreia homenageia um dos maiores clássicos do gênero: “Operação Dragão”, último filme protagonizado por Bruce Lee, que revolucionou a indústria cinematográfica e popularizou o kung fu em todo o mundo. A série também mergulha nos bastidores da produção e revela como Lee impactou atletas e artistas marciais.
No segundo episódio, o foco é “Rocky, um Lutador” (1976), longa-metragem que consagrou Sylvester Stallone e conquistou três Oscars. O medalhista olímpico Esquiva Falcão compartilha como a história de Rocky Balboa influenciou sua carreira e inspirou lutadores em todo o mundo.
O terceiro episódio volta a 1979 para relembrar “Força Destruidora”, estrelado por Chuck Norris, um dos grandes nomes das artes marciais no cinema. O documentário detalha a trajetória do astro, hexacampeão mundial de karatê e reconhecido por Bruce Lee como um lutador de elite. O episódio conta com depoimentos de Royce Gracie e Lyoto Machida, que falam sobre a influência de Norris no mundo das lutas.
Tem série nova chegando na minha tela 🎥🤩
Vem aí Cine Marcial, uma minissérie documental que aborda a influência dos filmes clássicos de artes marciais na cultura brasileira. A estreia está marcada pro dia 24 deste mês e serão 5 episódios imperdíveis!#DocNoCombate pic.twitter.com/AddkuJmImL
— Combate (@combate) March 20, 2025
No quarto capítulo, “Cine Marcial” destaca “Nico, Acima da Lei” (1988), filme de estreia de Steven Seagal, que apresentou o aikidô ao grande público. O impacto foi tão grande que levou muitos brasileiros a praticarem a modalidade, resultando na formação de campeões mundiais.
O episódio final celebra “O Grande Dragão Branco” (1988), protagonizado por Jean-Claude Van Damme. O longa se tornou um fenômeno mundial e foi responsável por popularizar o ninjutsu no Ocidente, além de atrair uma nova audiência para o gênero: o público feminino.
Os episódios de “Cine Marcial” serão exibidos diariamente até sexta-feira (28), sempre às 19h30, no Combate. Além da transmissão televisiva, os episódios também estarão disponíveis para os assinantes do canal no Globoplay. A minissérie promete emocionar fãs de artes marciais e do cinema de ação, resgatando a magia desses clássicos que marcaram época.





