Na última quinta-feira, 7, o The Game Awards, maior premiação da indústria de videogames, entregou os tão esperados prêmios da temporada de 2023 de lançamentos. Para a surpresa de zero pessoas, o RPG da desenvolvedora belga Larian Studios, Baldur’s Gate 3, levou a categoria de Jogo do Ano, principal da noite.
O jogo também saiu com mais prêmios, sendo cinco ao todo: Melhor Suporte à Comunidade, Melhor RPG, Melhor Multiplayer, Melhor Voz dos Jogadores (categoria de votação popular) e Melhor Performance para Neil Newbon pelo personagem Astarion. Clássico instantâneo do mundo dos RPGs, Baldur’s Gate traz uma liberdade imensa para o jogador exercer toda sua criatividade no mundo fantasioso do jogo.
Ver essa foto no Instagram
Com elementos típicos de RPGs de mesa, tirados da parceira com sistema Dungeons & Dragons, tornam a experiência do game mais próxima de uma sessão do jogo tão aclamado que uma tela pode oferecer. Intensamente elogiado por todos os gamers ao redor do mundo, recebeu a nota máxima de dezenas de sites e críticos especialistas em videogames, se tornando um grande marco na história da categoria de entretenimento.
Outro jogo que saiu bem aclamado da premiação foi Alan Wake 2. O game desenvolvido pela empresa finlandesa Remedy Entertainment ficou com três das oito indicações que teve, vencendo Melhor Direção, Melhor Direção de Arte e Melhor Narrativa. Para aqueles que não puderam jogar, o jogo gira em torno do protagonista Alan Wake, um escritor bem sucedido que fica preso em uma dimensão paralela chamada Lugar Escuro. Enquanto isso, Saga Anderson, uma agente da FBI, investiga seu sumiço e a relação disso com uma seita bizarra da cidade.
Ver essa foto no Instagram
Por fim, outro destaque da noite foi a Nintendo, que empatou com a Remedy em número de prêmios, perdendo somente, claro, para a Larian. The Legend of Zelda: Tears of The Kingdom venceu como Melhor Jogo de Ação e Aventura, enquanto Super Mario Bros. Wonders recebeu a premiação da categoria Melhor Jogo para Família. Além de Pikmin 4, que venceu como Melhor Jogo de Simulação e Estratégia.
Enquanto uns ganham, outros saem tristes e esquecidos. Resident Evil 4, indicado a três categorias, incluindo a de Jogo do Ano, acabou saindo sem nenhuma estatueta, mesmo sendo considerado um ótimo jogo. Porém, o que mais chamou a atenção dos amantes de game foram as mãos abanando de Marvel’s Spider-Man 2, considerado um dos melhores jogos do ano. O game chegou a receber sete indicações, mas foi desbancado em todas que disputou.
Ver essa foto no Instagram