Correr no verão é um verdadeiro desafio, parece que a vontade de ficar na piscina sem fazer nada supera a necessidade de se exercitar! E com essa onda de calor fora do normal, que irá durar mais uma semana, a preguiça ganha força. Saiba como se preparar e conseguir manter a rotina de treinos mesmo com a temperatura elevada.
Algumas estratégias podem ajudar você a manter o foco e superar o calor sem perder o ritmo, nem prejudicar a performance adquirida ao longo do últimos meses.
Mude horários e locais Se você tem costume de correr ao final do dia, pode ser pego pelas possíveis chuvas que vem com esse calor. Nas várias regiões do país, eles chegam no início da noite. Que tal alterar os treinos para o período matinal? Além de não chover neste horário, as temperaturas são mais amenas, ajudando no rendimento durante a corrida.
Proteja-se adequadamente Quem corre e nunca esqueceu de passar o filtro solar? Entre os homens é mais comum esquecimento. Protetor solar, boné, viseira, são acessórios indispensáveis para quem pratica corrida de corrida. Durante o verão mais ainda!
Cuide da hidratação Ela é importante sempre. Mas no verão mais ainda. Se você correr em algum lugar ou percurso que não sabe se terá opções de hidratação, garante a sua. Cintos ou mochilas de hidratação ajudam nesta hora. Mas, mais do que tomar água, lembre-se de repor os sais minerais e eletrólitos que eliminamos com suor. Bebidas esportivas são uma alternativa, mas a brasileiríssima água de coco é naturalmente suficiente.
Convide um amigo Uma outra estratégia é combinar com outro corredor alguns treinos na semana. Um compromisso com um terceiro é muito mais difícil boicotarmos. Além disso, em conjunto, podem explorar lugares e caminhos alternativos, com maior segurança.
Renda-se à esteira Outra opção é acostumar-se à esteira. Muitos corredores não gostam de usar o equipamento, mas em dias chuvosos ou muito quentes, ele pode ser um grande aliado, garantindo conforto e segurança. Um treino de qualidade feito em esteira pode ser mais vantajoso e saudável do que um treino na rua sob um sol de 40 graus.
Confira outras matérias sobre saúde.