Tetracampeão mundial de contrarrelógio, Tony Martin informou na última terça-feira, 12, que sua medalha olímpica de prata foi devolvida após leiloá-la para ajudar as crianças ucranianas em meio ao conflito no Leste Europeu. O ex-ciclista alemão arrecadou 35 mil euros (cerca de R$ 178 mil, na cotação atual) para causa e ainda teve a devolução de seu prêmio de segundo lugar em Londres 2012.
Em março, o quatro vezes campeão da modalidade anunciou o leilão da medalha, classificada por ele como “o maior troféu da carreira”. O especialista em contrarrelógio destacou que a ação foi um esforço para arrecadar fundos para a organização alemã RTL, que fez uma campanha para ajudar as crianças da Ucrânia.
Canal – SportBuzz:
O conflito no Leste da Europa teve início em fevereiro, quando as forças militares da Rússia invadiram territórios ucranianos. “Todos os dias vejo as terríveis fotos da Ucrânia na TV e parece tão errado sentar no sofá e aceitar essa situação… também quero fazer minha pequena parte e ajudar”, escreveu nas redes sociais na época.
“Não é fácil me separar do maior troféu que eu poderia ganhar na minha carreira, mas considerando o fato de que milhões de pessoas perderam quase tudo, é algo que eu realmente quero fazer”, acrescentou. Tony Martin conseguiu leiloar a medalha para uma empresa alemã de suplementos duas semanas após o anúncio.

O gerente geral da FitLine, Torsten Weber, decidiu devolver a medalha ao ex-ciclista. Nas redes sociais, Martin mostrou surpresa e agradeceu a atitude: “Mesmo que eu estivesse absolutamente bem em doá-lo, esse enorme gesto generoso me deixa sem palavras. Eu realmente quero agradecer à FitLine pelo grande apoio ao meu projeto de caridade e também por me dar a chance de mostrar minha medalha de prata olímpica para meus netos um dia”, escreveu.
Ver essa foto no Instagram
Giro SP SportBuzz
O SportBuzz convida os apaixonados por ciclismo e velocidade para participarem do “Giro SP”, uma prova realizada na Marginal Pinheiros, exclusiva para bikes speed. O percurso inclui a travessia pela Ponte Estaiada, um dos cartões postais mais famosos da cidade de São Paulo. Se inscreva (clique aqui) para participar da etapa.