George Russell saiu da classificação do GP da Áustria, neste sábado, 27, com a pole confirmada. A direção de prova descartou punição após a análise da volta do britânico sob bandeira amarela, em uma sessão que ganhou ainda mais peso por causa da batida de Max Verstappen no Q3.
A classificação teve cortes importantes já no Q1, com as eliminações de Sainz, Albon, Perez, Bottas, Alonso e Stroll. Antonelli fechou a fase na frente, seguido por Norris e Hamilton. No Q2, ficaram pelo caminho Gasly, Bortoleto, Bearman, Hulkenberg, Ocon e Colapinto. Ainda assim, Bortoleto terminou mais de três décimos à frente de Hulkenberg e vai largar em 12º.
No Q3, Charles Leclerc tomou a liderança provisória ao superar Hamilton por 0s059, enquanto Norris concluiu sua tentativa apenas em sexto. A sessão mudou de rumo quando Verstappen passou sobre a zebra, perdeu o controle da Red Bull número 3, foi para a brita e bateu de lado no muro. Na sequência, Russell marcou 1m06s113, disse ter reduzido a velocidade ao ver a bandeira amarela e teve o incidente anotado, mas a direção de prova decidiu não investigar o caso.
Ver essa foto no Instagram
Russell celebra a pole e recebe elogios no grid
Com a confirmação oficial, Russell comemorou o resultado e destacou o nível da volta decisiva. “É incrível, volta fantástica. Tirei o pé muito antes da curva, perdi dois décimos e meio. Eu vi que era amarela, não vi que era dupla. Foi um dia difícil, mas consegui aquela volta, estou muito orgulhoso do trabalho.”
Leclerc, que larga em segundo, valorizou o desempenho da Ferrari e a limpeza da sessão. “Tenho que ser feliz com hoje, óbvio que queria estar na pole, mas é bom ter um fim de semana limpo, uma classificação limpa. Segundo é uma boa posição para começar.”
Hamilton, terceiro no grid, também elogiou o trabalho da equipe italiana. “Acho que ter as duas Ferraris em segundo e terceiro é fantástico. O trabalho que todo mundo fez na fábrica é fantástico, foi no detalhe. A equipe trabalhou para melhorar o motor para esta etapa, a gente conseguiu ver o quão duro todo mundo trabalhou.”
