O Brasil não conseguiu manter os 100% de aproveitamento na Liga das Nações masculina e sofreu sua primeira derrota na competição. Líder da tabela antes da rodada, a equipe comandada por Bernardinho foi superada pela Ucrânia por 3 sets a 1 nesta quarta-feira, 24, em Liubliana, na Eslovênia.
O duelo começou equilibrado, mas a Ucrânia aproveitou melhor os momentos decisivos do primeiro set. Darlan liderou a pontuação brasileira na parcial, com seis pontos, e ajudou a seleção a reagir após um início complicado. Mesmo assim, os europeus foram mais eficientes nos set points e fecharam em 29 a 27.
O Brasil respondeu no segundo set e empatou a partida. Adriano brilhou com aces importantes e terminou o confronto com oito pontos. Lucarelli e Flávio também tiveram participação decisiva para a vitória por 25 a 22, mesmo após a pressão ucraniana na reta final.
Nos dois sets seguintes, a Ucrânia voltou a controlar as ações. No terceiro, Tupchii, Plotnytskyi, Kovalov e Semeniuk exploraram os erros técnicos da seleção brasileira e garantiram a vitória por 25 a 22. Já na quarta parcial, o Brasil chegou a assumir a liderança em alguns momentos, incluindo um ace de Pinta, mas não sustentou a vantagem.
Com 19 pontos, Plotnytskyi foi o principal destaque da reta final da partida. A Ucrânia aproveitou novas falhas brasileiras, fechou o set em 25 a 21 e confirmou o triunfo por 3 sets a 1, encerrando a invencibilidade do Brasil na VNL masculina.
Ver essa foto no Instagram
