Após oito meses afastado por lesão, o francês Arthur Fils voltou a disputar um torneio do circuito da ATP no começo deste mês de fevereiro, em Montpellier. O tenista de 21 anos contou como foi o processo de recuperação e destacou a batalha mental no período.
“Foi um tempo muito, muito longo, cerca de oito meses, então estou muito feliz por estar de volta. É uma sensação muito boa. Sentir a emoção novamente, a torcida e a atmosfera. Para ser sincero, foi muito mental. Foi mais o fato de estar afastado do que a dor em si. A certa altura, parei completamente de assistir ao tênis porque só queria estar lá. Quando você não pode estar lá e está assistindo às partidas, é mais doloroso. Você sente que está perdendo algo todas as semanas. Achei isso um verdadeiro desafio e, às vezes, um pouco solitário”, disse em entrevista ao site da ATP.
A hard-fought two-setter goes the way of Alex de Minaur. The Aussie no.1 seed held off Arthur Fils 7-6 6-2 in a fun contest on the #abnamroopen Centre Court. 👏🇦🇺 pic.twitter.com/9kzbPAdK8W
— ABN AMRO Open (@abnamroopen) February 10, 2026
O retorno de Arthur Fils às quadras
Arthur Fils sofreu com dores na lombar ao longo da temporada passada e precisou se afastar das quadras no mês de agosto. Agora, ele retornou para disputar o ATP 250 de Montpellier e avançou até as quartas de final. Nesta terça-feira, 10, o francês perdeu na estreia do ATP 500 de Roterdã, para o australiano Alex de Minaur, por 2 sets a 0.
“O mais importante em Montpellier era ver como o corpo se sentiria. Após oito meses, a primeira partida nunca é fácil. Você sempre tem dúvidas. Mas o corpo estava bem e a mente também. Esse foi o maior ponto positivo. Você tem que pensar nos sucessos passados para seguir em frente. Eu sabia que estava jogando um tênis muito bom antes de me lesionar e já tinha feito algumas coisas boas no circuito. Então, disse a mim mesmo: ‘Você só precisa esperar, dar tempo ao tempo e, quando voltar, jogará tão bem quanto antes’”, completou.
Antes da lesão, o tenista ocupa a 14ª posição no ranking da ATP. Agora, Arthur Fils é o número 42 do mundo.





