A permanência do Velo Clube na elite do Paulistão ganhou contornos dramáticos após a pressão direta da torcida ao elenco, às vésperas do confronto decisivo contra o Santos. Em atividade realizada na quarta-feira, 11, integrantes de uma organizada interromperam o treino e fizeram cobranças públicas aos jogadores, citando inclusive Neymar, possível titular do rival, em discurso que rapidamente viralizou nas redes sociais.
O episódio ocorreu antes da última rodada da fase de grupos do Campeonato Paulista, quando o time de Rio Claro entra em campo, na Vila Belmiro, precisando vencer para escapar do rebaixamento. Em vídeos divulgados pela Torcida Organizada Geral do Velo, um dos torcedores cobrou entrega máxima do elenco e mencionou diretamente o craque santista: “Preciso contar com cada um de vocês suando sangue lá. Se for para tirar o Neymar da Copa, tira aquele filho da p… da Copa. Tem que fazer o que for preciso para ganhar esse jogo”.
Ver essa foto no Instagram
Duelo que vale permanência
A cobrança acontece em um cenário de forte pressão. O Velo inicia a rodada na 15ª colocação, dentro da zona de rebaixamento, com cinco pontos, após uma vitória, dois empates e quatro derrotas. O ataque marcou apenas dois gols, enquanto a defesa sofreu sete, campanha semelhante à da Ponte Preta, já rebaixada. Para escapar da queda, a equipe precisa vencer o Santos e torcer para que Primavera e Noroeste, ambos com sete pontos, empatem no confronto direto em Indaiatuba.
Do outro lado, o Santos entra em campo buscando vaga no G-8. Com nove pontos, o Peixe precisa vencer e torcer por tropeços de concorrentes diretos para avançar à fase seguinte. A expectativa também gira em torno de Neymar, que pode fazer sua estreia na temporada após se recuperar de lesão.
Clube repudia invasão e torcida diz que ato foi de apoio
Após a repercussão, a diretoria do Velo divulgou nota oficial reprovando a interrupção da atividade. “A Diretoria do Velo Clube vem a público manifestar que não compactua com a invasão ocorrida na tarde desta quarta-feira, quando um grupo da torcida organizada interrompeu o treinamento do elenco profissional”, afirmou o comunicado.
Em resposta, a organizada alegou que a ação teve caráter de apoio e cobrança respeitosa. “Estivemos no treinamento da equipe para uma conversa objetiva, sincera e respeitosa com o elenco”, publicou o grupo nas redes sociais. O Velo ainda informou que os episódios estão sendo apurados pelas autoridades.





