O Conselho Técnico da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) aprovou, nesta quinta-feira, 5, uma quantidade de mudanças significativas na Série B do Campeonato Brasileiro. A principal delas vai impactar diretamente no acesso dos clubes para a Primeira Divisão.
Agora, os times que terminam o torneio entre a 3ª e a 6ª posição vão disputar um playoff entre si para definir as duas últimas vagas na Série A. Assim, apenas o campeão e o vice garantem o acesso automaticamente. O terceiro colocado vai enfrentar o sexto, enquanto o quarto encara o quinto. Os confrontos serão definidos em jogos de ida e volta.
Além disso, os playoffs de acesso são muito comuns no futebol europeu. As cinco principais ligas da Europa (Inglaterra, França, Alemanha e Itália) adotaram algum formato desse sistema nas divisões inferiores. A informação foi divulgada pelo portal UOL.
AS ARQUIBANCADAS DO CASTELÃO VÃO TREMER!!! 🫨
Eles são rivais, mas fazem festas inesquecíveis quando Ceará e Fortaleza vão à campo! Quem vai fazer a melhor festa no #BrasileiraoSuperbet? 🏁⚔️🇫🇷#Ceará #Fortaleza pic.twitter.com/OJlzLx1E4M
— Brasileirão Superbet – Série B (@BrasileiraoB) February 3, 2026
CBF aprovou outras mudanças na Série B
Além da mudança no acesso, o Conselho Técnico da CBF também definiu que a Série B do Campeonato Brasileiro não vai parar durante a disputa da Copa do Mundo, a pedido dos clubes. O Mundial vai acontecer entre os dias 11 de junho e 19 de julho.
Com isso, a Série B vai terminar antes do previsto. Inicialmente, a 38ª rodada estava marcada para o dia 28 de novembro.
Por fim, a CBF também aprovou a mudança no limite de jogos que um atleta pode disputar para ser transferido para outro clube da Série B. O número máximo passou de oito para 12 partidas.
A primeira rodada da competição vai acontecer no dia 21 de março.





