Aproveitar o tempo bom do verão para realizar atividades físicas ao ar livre é uma prática muito comum durante esta época do ano. No entanto, o forte calor e a umidade podem atrapalhar o treino e até trazer prejuízos para a saúde.
Essa combinação dificulta o trabalho do sistema termorregulador do corpo e pode prejudicar a dissipação do calor e aumentar a temperatura corporal do praticante. A realização de exercícios físicos sob altas temperaturas e em ambientes com umidade elevada pode resultar em estresse térmico, desidratação, cãibras e exaustão pelo calor.
Em casos mais graves, a pessoa pode sofrer com insolação, que acontece quando a temperatura média do corpo humano ultrapassa os 40°C e pode até ser fatal.
Ver esta publicação no Instagram
Cuidados para fazer atividades físicas no verão
Assim, alguns cuidados podem ser tomados para evitar grandes problemas na hora de realizar atividades físicas. As melhores temperaturas para sair para treinar ao ar livre são entre 20°C e 24°C. Para longas corridas, o ideal é entre 10°C e 15°C.
Com isso, é preferível optar por realizar exercícios físicos no início da manhã ou no final da tarde/começo da noite. Além disso, o ideal para o corpo humano é realizar atividades quando a umidade relativa está abaixo dos 60%.
Tomar muita água, usar roupas leves e se alimentar bem também são cuidados importantes para adotar na hora de treinar em dias quentes.





