Vencedor de 22 títulos de Grand Slams, 14 deles somente em Roland Garros, Rafael Nadal foi questionado se considera o sérvio Novak Djokovic como o maior tenista da história e deu uma resposta contundente.
“A frustração dele dura apenas o tempo necessário, depois está pronto para competir e dar 100% novamente. Deve ser por isso que ele é quem mais conquistou na história do nosso esporte. Os números dizem que sim. Claro que sim. Não tenho problema nenhum em dizer isso. Nunca tive ego para dizer coisas que não sinto. Eu me lesionei em tantos Grand Slams, e ele não. Ele teve um físico melhor que o meu, isso também conta”, disse Rafael Nadal em entrevista para uma rádio espanhola.
Constantly rewriting history 👏
Here’s to the one and only @DjokerNole 🤝 pic.twitter.com/a11376rrJ5
— ATP Tour (@atptour) February 3, 2026
Rafael Nadal e Novak Djokovic
Djokovic, atual número 3 do ranking mundial, já conquistou 24 Grand Slams ao longo da carreira, recorde absoluto entre os homens. Ele ainda está empatado com a australiana Margaret Court e precisa de mais uma taça para se isolar na liderança geral.
Além disso, no confronto direto com Rafael Nadal, o sérvio levou a melhor 31 vezes, contra 29 vitórias do espanhol. O último duelo entre os dois aconteceu na terceira fase dos Jogos Olímpicos de Paris em 2024, com triunfo de Djokovic por 2 sets a 0. O Rei do Saibro anunciou sua aposentadoria logo após a competição.
Junto com o suíço Roger Federer, os três tenistas formaram o “Big 3” e dominaram o circuito da ATP durante anos. Ao todo, o trio conquistou 66 títulos de Grand Slam, entre 2004 e 2023.
No último domingo, 1º, Rafael Nadal acompanhou a final do Australian Open entre Novak Djokovic e seu compatriota Carlos Alcaraz. O número 1 do mundo levou a melhor na decisão por 3 sets a 1 e conquistou o torneio pela primeira vez na carreira.





