Oscar Piastri minimizou o problema enfrentado pela McLaren durante o quarto dia de testes privados da Fórmula 1 em Barcelona, nesta quinta-feira, 29. O australiano teve a programação interrompida por uma falha no sistema de combustível, mas afirmou que a pré-temporada é justamente o momento para identificar e corrigir problemas no novo carro.
“Foi muito bom voltar, especialmente em um carro novo. Há muitos desafios novos para nós este ano, em toda a equipe e também no grid, então foi legal já começar a encarar alguns deles. Infelizmente tivemos alguns problemas hoje — um no sistema de combustível que acabou encurtando o nosso dia —, mas sei que a equipe está trabalhando muito para resolver isso e nos colocar de volta na pista para dar o máximo de voltas possível amanhã”, disse o piloto.
O australiano ressaltou que o foco inicial é entender o comportamento do novo regulamento técnico, que trouxe mudanças profundas em chassi, motores e pneus: “Há muito a aprender sobre o carro novo. As primeiras coisas são basicamente tentar eliminar os problemas iniciais, encontrar falhas. São carros completamente diferentes do que tivemos nos últimos anos, então isso faz parte do objetivo deste teste”.
Ver essa foto no Instagram
Após a McLaren dominar a Fórmula 1 em 2025, com os títulos de Construtores e de Pilotos com Lando Norris, Piastri afirmou que a equipe precisa reaprender muitos conceitos: “Existem aspectos desses carros com os quais nunca tivemos que lidar antes em nossas carreiras, então há muitas lições a aprender”.
A Fórmula 1 retoma os testes privados em Barcelona, na Espanha, já nesta sexta-feira, 30, a partir das 5h (de Brasília), com oito horas de pista disponíveis para as equipes. Será o último dia de testes, antes de novas sessões de pré-temporada no Bahrein, entre 11 e 13 de fevereiro e 18 e 20 de fevereiro.





