Antes mesmo de iniciar sua campanha no Australian Open, João Fonseca já chamava atenção não apenas pelo potencial em quadra, mas também pelo olhar cuidadoso de nomes consolidados do circuito. Em meio à recuperação de uma lesão que o tirou de torneios preparatórios, o jovem brasileiro recebeu palavras de incentivo de Carlos Alcaraz, atual número 1 do mundo.
A relação entre o espanhol e o brasileiro não se limita ao respeito à distância. Os dois já dividiram a quadra em jogos de exibição, principalmente em eventos nos Estados Unidos. Isso permitiu a Alcaraz observar de perto o estilo de jogo de Fonseca. Dessa forma, em Melbourne, às vésperas da estreia no primeiro Grand Slam do ano, o tema recuperação física e preparação mental ganhou espaço.
“Obviamente, nesse começo de temporada, ele não conseguiu jogar os torneios por problemas físicos. Um conselho é que se cuide, que se recupere. É muito jovem e já chegou no tour muito bem e muito pronto. Creio que no primeiro ano acabou 20 e alguma coisa do mundo e acredito que ninguém tenha feito ou muito poucos conseguiram acabar tão alto em seu primeiro ano“, disse Alcaraz, em entrevista após a estreia no Grand Slam.
Ver essa foto no Instagram
Alcaraz e João Fonseca no Australian Open
A presença de João Fonseca na chave principal do Australian Open representa mais um passo de um início de carreira acelerado. Assim, após encerrar a temporada anterior entre os principais nomes da nova geração, o brasileiro chegou a 2026 com expectativa elevada, tanto da imprensa quanto dos organizadores de torneios.
“É um jogador muito atrativo de ver. É um jogador que me encanta ver pela maneira que joga, por seus golpes tão poderosos que tem com essa direita, que é muito boa. E, obviamente, com a partida de exibição, fico muito feliz de poder ir vivendo experiências com ele pouco a pouco. É um ótimo menino“, elogiou o espanhol.




