A polonesa Iga Swiatek, número 2 do mundo, tem a chance de fazer história nesta edição do Australian Open. Em caso de título em Melbourne, a tenista de 24 anos vai ter vencido todos os Grand Slams do circuito e vai completar o Career Slam.
“Honestamente, desde o início do ano, muitas pessoas têm vindo falar comigo sobre isso. Estou focada apenas no trabalho diário. Sempre foi assim para mim. Foi assim que consegui conquistar o que já tenho, focando em me dedicar ao máximo, partida após partida. Ganhar um Grand Slam é difícil. Muitas coisas precisam se encaixar para isso acontecer. Sim, é um torneio difícil, então não tenho expectativas”, disse Iga Swiatek em entrevista coletiva nesta sexta-feira, 16.
Career Grand Slam loading for Iga? https://t.co/20EXiSClrF
— #AusOpen (@AustralianOpen) January 16, 2026
Iga Swiatek diz que Carrer Slam seria “um sonho”
Iga Swiatek tem seis títulos de Grand Slam na carreira. A polonesa é tetracampeã de Roland Garros (2020, 2022, 2023 e 2024) e tem um troféu do US Open (2025) e de Wimbledon (2022). Seu melhor desempenho no Australian Open foram as semifinais em 2025 e 2022.
“Obviamente, seria a realização de um sonho ganhar o Career Slam. Mas esse não é o meu objetivo principal. Estou pensando mais em como quero jogar e no que quero melhorar, dia após dia”, completou Iga Swiatek.
Ao todo, dez mulheres completaram o Career Slam na história: Maureen Connolly, Doris Hart, Shirley Fry Irvin (na era amadora), Margaret Court, Billie Jean King, Chris Evert, Martina Navratilova, Steffi Graf e Serena Williams. A última a conseguir o feito foi a russa Maria Sharapova em 2012.
Por fim, Iga Swiatek faz sua estreia em Melbourne neste domingo, 18, às 21 horas (de Brasília), diante da chinesa Yue Yuan.





