A Federação Internacional de História e Estatísticas do Futebol (IFFHS) divulgou, nesta segunda-feira, 22, a lista com os melhores treinadores do ano. Abel Ferreira, do Palmeiras, e Filipe Luís, do Flamengo, foram os únicos representantes do futebol brasileiro.
O ranking é feito com base na opinião dos membros do IFFHS, composto por 120 jornalistas esportivos de diversos países.
Abel Ferreira apareceu na 9ª posição, com dez pontos conquistados. Em 2025, o Palmeiras encerrou a temporada sem títulos pela primeira vez sob o comando do treinador português. Além disso, a equipe ainda foi vice-campeã Paulista, do Campeonato Brasileiro e da Copa Libertadores. Mesmo assim, ele foi representante do futebol brasileiro mais bem colocado.
DIA DO PATRÃO! 🧠🇵🇹💚
Nesta segunda-feira, o técnico mais vitorioso da nossa história comemora mais um ano de vida. Parabéns, Abel Ferreira! 💚 pic.twitter.com/JnPVAG9EUa
— SE Palmeiras (@Palmeiras) December 22, 2025
Filipe Luís faz história com o Flamengo
Com nove pontos, Filipe Luís ficou na 10ª posição, empatado com o croata Krunoslav Jurcic, do Pyramids.
O treinador terminou sua primeira temporada no comando do Flamengo com quatro títulos conquistados. O Rubro-negro levantou o Campeonato Carioca, a Supercopa do Brasil, o Campeonato Brasileiro e a Copa Libertadores.
Assim, Filipe Luís foi o único brasileiro no ranking.
Luis Enrique fica na primeira posição
Luis Enrique foi eleito o melhor treinador do ano pelo IFFHS, após o grande ano do Paris Saint-Germain. O espanhol levantou seis títulos em 2025, incluindo a Champions League, e somou 222 pontos no ranking. Essa foi a segunda vez que o treinador venceu o prêmio (2015 e 2025).
Por fim, Enzo Maresca (Chelsea), Hansi Flick (Barcelona), Vincent Kompany (Bayern de Munique), Mikel Arteta (Arsenal), Antonio Conte (Napoli), Simone Inzaghi (Inter de Milão/Al-Hilal) e Xabi Alonso (Bayer Leverkusen/Real Madrid) completam o top 10.





