O SLS Super Crown, final da Liga Mundial de Skate Street, vai ser disputado neste final de semana, entre os dias 6 e 7 de dezembro, no Ginásio do Ibirapuera, em São Paulo. Em busca de um inédito tetracampeonato, Rayssa Leal falou sobre as vantagens de competir no Brasil e suas expectativas para o evento.
“Fico muito feliz de poder participar do campeonato que eu sigo desde pequenininha. É um sonho competir no Brasil e ter toda essa energia. É diferente. Quando a gente fala que a torcida é diferente e que estar no Brasil é diferente, é porque realmente nos sentimos em casa. Não só porque somos brasileiros. Eu moro no Maranhão e sinto como se estivesse andando na pista de casa. Fico muito feliz. Expectativas altas. Estamos indo para dar o nosso melhor e dar bons resultados. Espero poder acertar minhas manobras e todas as meninas também, para a gente ter uma final incrível. Igual ao ano passado. Foi a melhor de todos os tempos, com certeza. Muito feliz com tudo que vem acontecendo. Expectativas altíssimas”, disse Rayssa Leal em entrevista coletiva nesta quinta-feira, 4.
O Super Crown reúne os 30 melhores skatistas da temporada (20 homens e 10 mulheres) para definir os campeões do Street League Skateboarding (SLS). Pela quarta vez consecutiva, o evento vai ser sediado no Brasil. A primeira edição foi no Rio de Janeiro e as três últimas em São Paulo.
Ver esta publicação no Instagram
Rayssa Leal busca mais um título
A brasileira Rayssa Leal, de apenas 17 anos de idade, venceu todas as edições do SLS Super Crown disputadas no Brasil. Em 2025, ela venceu as etapas de Miami e Brasília e chega para a decisão na vice-liderança do ranking. Agora, a “Fadinha” busca se tornar a primeira a levantar o troféu quatro vezes na história da competição.
“É uma gratidão poder estar aqui. A gente consegue ver uma evolução muito grande no skate. Fico muito feliz de fazer parte disso. Dessa nova mudança e dessa geração. Meu trabalho é muito simples: terapia. Acho que é um dos pilares mais importantes. Estar com meu time e estar bem tanto física quanto mentalmente. É uma das coisas que me deixam bem para entrar na pista e dar meu melhor. Quando a gente entra na pista, é ‘nós e nós mesmos’. Temos um time, mas é a gente que faz a diferença. O time dá o suporte, mas a gente precisa querer. A maturidade vem durante as competições, com o passar dos anos”, completou Rayssa Leal.
Assim sendo, ela vai precisar bater Chloe Covell, vice-campeã em 2024 e sua principal rival. Aos 15 anos, a australiana está na liderança do ranking da SLS e venceu a etapa de Santa Monica.
“A pista tem uns obstáculos bem doidos, mas deve ser superdivertido. Vou treinar amanhã e estou muito empolgada para o fim de semana de SLS Super Crown. A gente se diverte, o público tem uma energia incrível, mas também sabe respeitar quem veio de fora. Me sinto muito animada e feliz por aqui”, contou Chloe Covell.
As duas já estão garantidas na final, que acontece neste domingo, 7, a partir das 11h15 (de Brasília). Por outro lado, Funa Nakayama, Yumeka Oda, Liz Akama, Coco Yoshizawa, Aoi Uemura, Marciejlyn Didal e as brasileiras Gabriela Mazetto e Duda Ribeiro vão disputar as eliminatórias no sábado, 6, às 11h30.
Cinco brasileiros na disputa pelo título masculino
Campeão do Super Crown em 2023 e vice no ano passado, Giovanni Vianna já está garantido na final e busca o bicampeonato. O brasileiro é o segundo do ranking nesta temporada e ficou no segundo lugar nas etapas de Roland Garros e Brasília. Além dele, o norte-americano Nyjah Huston também já está na decisão.
“Claro que o primeiro é muito importante, mas o segundo lugar também tem seu valor. É uma competitividade muito grande. Estar no pódio é uma coisa que a gente sonhou a vida inteira. Vamos para cima e tentar jogar mais um degrau para cima. Sempre fazendo o melhor. Andar de skate e acertar as manobras. Acho que o mais importante é isso e ser feliz, com certeza”, projetou Giovanni Vianna.
Assim como ele, os outros brasileiros confirmados no SLS Super Crown 2025 são Felipe Gustavo, Filipe Mota, Carlos Ribeiro e Gabryel Aguiar. Por fim, as eliminatórias do masculino acontecem no sábado, às 14 horas. A grande decisão é no domingo, a partir das 14 horas.





