Neste domingo, 30, o holandês Max Verstappen venceu o Grande Prêmio do Catar de Fórmula 1, no Circuito Internacional de Lusail. O piloto da Red Bull cruzou a linha de chegada à frente de Oscar Piastri (McLaren) e Carlos Sainz (Williams).
Assim, o título do Mundial de Pilotos vai ser decidido apenas na última etapa da temporada. Com a vitória, Max Verstappen assumiu a segunda posição, com 396 pontos, apenas 12 atrás do líder Lando Norris, que terminou a corrida na 4ª posição.
Também na briga pelo título, o australiano Oscar Piastri terminou na 2ª posição. O piloto da McLaren caiu para o terceiro lugar no Mundial de Pilotos, com 392 pontos. Além disso, o brasileiro Gabriel Bortoleto, que largou na 19ª colocação, ganhou seis posições e chegou em 13º.
A última etapa da temporada acontece em Abu Dhabi, entre os dias 5 e 7 de dezembro, no circuito de Yas Island, nos Emirados Árabes Unidos.
Ver esta publicação no Instagram
A vitória de Verstappen
Na pole position, Oscar Piastri largou bem e manteve a primeira posição. Por outro lado, Lando Norris foi ultrapassado por Max Verstappen e caiu para a terceira colocação. Na sétima volta, ao tentar ultrapassar Pierre Gasly, Nico Hulkenberg tocou no pneu dianteiro esquerdo do francês, rodou e parou na brita.
O piloto da Sauber precisou abandonar a prova e o Safety Car entrou em ação. Com isso, a maioria dos pilotos entrou nos boxes, incluindo Max Verstappen. No entanto, a dupla da McLaren permaneceu na pista. A corrida recomeçou na 11ª volta com a bandeirada verde.
Oscar Piastri e Lando Norris pararam nas voltas 24 e 25, respectivamente. Assim, o piloto da Red Bull assumiu a liderança, seguido por Carlos Sainz e Kimi Antonelli. As duas McLarens voltaram logo atrás.
Já na 30ª volta, Piastri ultrapassou Antonelli e assumiu a terceira posição. Em seguida, Verstappen cumpriu a segunda parada obrigatória e caiu para o terceiro lugar. Com isso, Piastri assumiu a liderança, seguido por Lando Norris. No entanto, os dois pilotos da McLaren ainda precisavam parar nos boxes mais uma vez.
Por conta disso, o australiano parou na 42ª volta e voltou na 3ª posição. Lando Norris assumiu a liderança provisória. Duas voltas depois, o britânico também foi aos boxes e Max Verstappen pulou para a primeira posição. O líder do Mundial retornou na quinta posição e Carlos Sainz ficou na terceira colocação, atrás de Piastri e à frente de Antonelli.
Na última volta, Lando Norris aproveitou um erro do jovem piloto italiano e assumiu a quarta posição. Piastri não alcançou Verstappen, que venceu o GP do Catar. Por fim, Carlos Sainz ainda completou o pódio.





