Mesmo com uma lesão no joelho esquerdo, Neymar vai ajudar o Santos na reta final do Brasileirão. O jogador sofreu um esgarçamento no menisco, na mesma região do joelho onde operou o ligamento cruzado anterior em 2023. No entanto, o problema não traz tantas preocupações assim. Quem afirma isso é o fisioterapeuta Cadu Ramos, que trabalha com Kaká, Caio Ribeiro e grandes nomes em atividade do futebol brasileiro.
Em entrevista exclusiva ao SportBuzz, Cadu detalhou o que significa o esgarçamento do menisco. Segundo ele, a lesão tem direta relação com a musculatura de Neymar. Os meniscos ajudam no amortecimento da descarga de peso que vai na articulação. Porém, o problema sofrido pelo camisa dez do Santos aconteceu por conta de uma instabilidade no quadríceps, o que sobrecarregou a parte estrutural.
“Quando a gente pensa na condição do menisco, que ele tem esse esgarçamento, muitos médicos colocam isso como um grande problema. Mas eu imagino que cada dia mais essa lesão vai ser de menos importância. Ela está muito ligada à condição muscular (…). Quando a musculatura não sustenta a descarga de peso ou o stress é muito alto acaba acontecendo esse tipo de problema, de ter uma lesão meniscal“, disse Cadu Ramos.
Neymar pode continuar jogando?
Diante da grande chance de Neymar entrar em campo nesta sexta-feira, 28, o SportBuzz perguntou ao fisioterapeuta Cadu Ramos quais seriam os riscos de atuar com a lesão. Contudo, a resposta foi bastante surpreendente, já que o profissional garantiu que não há perigo de o problema se agravar. Dessa forma, o craque do Santos poderia fortalecer a musculatura e conseguir jogar sem grandes problemas.
“A artroscopia, na minha opinião como fisioterapeuta, é uma opção que não vai ser mais utilizada. Se ele tiver uma boa recuperação com relação à amplitude articular, elasticidade e força, sem sombra de dúvidas ele tem condição para ir ao jogo sem problema nenhum. Não tem perigo de ter um stress maior, é só o menisco (…). De forma alguma pode trazer tantas complicações. Dá para jogar“, garantiu Cadu na entrevista ao SportBuzz.
Ver essa foto no Instagram
Assim, Neymar deve jogar contra o Sport a partir das 21h30 (horário de Brasília). O jogador, inclusive, treinou como titular na escalação do técnico Juan Pablo Vojvoda. Além de ajudar o Santos a escapar do rebaixamento, o atacante tem outro claro objetivo: jogar a Copa do Mundo de 2026. Mas seria possível estar em boas condições físicas em menos de sete meses de preparação?
Para Cadu Ramos é possível: “Um atleta com a capacidade e velocidade que ele tem não é qualquer preparação que vai dar condição para ele no nível que ele joga. Se ele quiser tem condição de voltar muito bem para os gramados e para a Copa do Mundo. Ele tem estrutura para isso, basta fazer um trabalho muito completo“. A entrevista completa com o fisioterapeuta já está disponível no canal do SportBuzz no YouTube.





