Guga Kuerten, maior nome da história do tênis brasileiro, falou sobre o momento do circuito e aproveitou para projetar o futuro de João Fonseca. Em conversa com a ESPN durante um evento em São Paulo, o tricampeão de Roland Garros destacou a admiração que tem por Carlos Alcaraz e Jannik Sinner, mas fez questão de incluir o jovem brasileiro na mesma rota de elite.
Guga lembrou que esteve na Philippe Chatrier para assistir à final de Roland Garros deste ano, duelo entre Alcaraz e Sinner, e descreveu: “Eles são incríveis. São extraordinários, fazem de tudo o tempo inteiro e com uma constância absurda. É o tênis em um padrão que ninguém fazia antes”.
Logo em seguida, Guga incluiu João Fonseca na conversa e fez uma previsão ousada para o talentoso carioca: “Nós temos o Joãozinho que daqui dois anos estará daí para mais. Vai ser ou trio ou vai deixar tomar e colocar de lá e bora. Ele tem grandes virtudes, um tênis completo: saque, devolução, mobilidade… bolas que deixam o adversário parado, algo cada vez mais raro. Os três têm esse trunfo e quando a gente está lá perto, a admiração aumenta muito mais, porque quem fez o caminho sabe”.
Ver essa foto no Instagram
O ex-número 1 do mundo também reforçou que resultados de alto nível escondem todo o esforço por trás da carreira de um tenista profissional: “Parece tudo muito fácil, só os louros, o troféu lindo no final. Mas é a família inteira se dedicando desde cedo, é querer mais que o mundo inteiro. A paixão e o amor pelo tênis transformam tudo, fazem coração e mente virarem uma coisa só. É isso que permite treinar em lugares sufocantes onde ninguém quer estar ou jogar uma final como aquela”, completou.
Guga se aposentou oficialmente em 2008, após enfrentar anos marcados por cirurgias e limitações físicas no quadril. Sua despedida das quadras ocorreu em Roland Garros, o mesmo palco onde conquistou seus três títulos de Grand Slam.





