A penúltima etapa do calendário da Fórmula 1 acontece neste final de semana, entre os dias 28 e 30, com o Grande Prêmio do Catar, no Circuito Internacional de Lusail. Líder da competição, Lando Norris, da McLaren, pode garantir o título Mundial neste domingo.
Apenas três pilotos ainda estão na disputa. O piloto britânico está na liderança do Mundial de Pilotos, com 390 pontos somados, 24 de vantagem sobre Oscar Piastri, seu companheiro de equipe, e Max Verstappen, atual tetracampeão da Red Bull. Os dois têm 366 pontos, enquanto o australiano leva a melhor no número de vitórias.
Com 58 pontos ainda em disputa, Lando Norris pode garantir o título se somar dois tentos a mais que Piastri e Verstappen no Catar. Com isso, o britânico iria abrir 26 de vantagem e não poderia ser ultrapassado no GP de Dubai, que vai distribuir no máximo 25 pontos e encerra a temporada.
IT’S RACE WEEK IN QATAR! 🇶🇦
And it’s the penultimate round of the season 👀#F1 #QatarGP pic.twitter.com/I5vcCO8GA1
— Formula 1 (@F1) November 24, 2025
Cenários para o título de Lando Norris
O Grande Prêmio do Catar pode render no máximo 33 pontos para um piloto. Para isso, ele precisa vencer a corrida sprint no sábado e a prova principal no domingo. Assim, uma das possibilidades para Lando Norris conquistar o título da Fórmula 1 é chegar em sexto na sprint (três pontos) e vencer a corrida (25 pontos), totalizando 28 tentos ao todo.
Nesse cenário, mesmo que Verstappen ou Piastri vençam a corrida sprint (oito pontos) e cheguem em segundo na principal (18), eles somariam 26 pontos. A vantagem de dois tentos é o suficiente para o britânico se sagrar campeão.





