A Fifa divulgou, nesta terça-feira, a divisão dos potes para o sorteio da fase de grupos da Copa do Mundo de 2026. A definição das 12 chaves vai ser feita no dia 5 de dezembro, às 14 horas (de Brasília), em Washington, nos Estados Unidos.
Com o número recorde de 48 seleções participantes, cada grupo vai ter quatro seleções, uma de cada pote do sorteio. Os líderes e vice-líderes de cada chave avançam para o mata-mata, além dos oito melhores terceiros colocados.
A Seleção Brasileira está no pote 1 e será uma das 12 cabeças de chave da competição.
- Pote 1: Canadá, México, Estados Unidos, Espanha, Argentina, França, Inglaterra, Brasil, Portugal, Holanda, Bélgica e Alemanha
- Pote 2: Croácia, Marrocos, Colômbia, Uruguai, Suíça, Japão, Senegal, Irã, Coreia do Sul, Equador, Áustria e Austrália
- Pote 3: Noruega, Panamá, Egito, Argélia, Escócia, Paraguai, Tunísia, Costa do Marfim, Uzbequistão, Catar, Arábia Saudita e África do Sul
- Pote 4: Jordânia, Cabo Verde, Gana, Curaçao, Haiti, Nova Zelândia, Repescagem Europeia A, Repescagem Europeia B, Repescagem Europeia C, Repescagem Europeia D, Repescagem Intercontinental 1, Repescagem Intercontinental 2
Ver esta publicação no Instagram
Regras do sorteio da Copa do Mundo
No pote 1, os três países-sede: México, Canadá e os Estados Unidos estão nos grupo A, B e D, respectivamente. O ranking da Fifa foi usado como critério para definir os potes das demais seleções. Além disso, as duas equipes com a melhor posição no ranking de cada pote ficarão em chaves opostas na Copa do Mundo.
Também existe um limite de duas seleções da Europa por grupo.
Seleções na repescagem
Seis vagas para disputar a Copa do Mundo ainda estão em disputa: quatro na repescagem da Europa e as duas últimas na repescagem intercontinental.
As 16 seleções europeias foram divididas em quatro chaves:
- A: Itália, Irlanda do Norte, País de Gales e Bósnia
- B: Ucrânia, Suécia, Polônia e Albânia
- C: Turquia, Romênia, Eslováquia e Kosovo
- D: República Tcheca, Irlanda, Dinamarca e Macedônia do Norte
Por fim, no resto do mundo, República Democrática do Congo, Jamaica e Nova Caledônia disputam uma vaga. Enquanto Bolívia, Suriname e Iraque brigam para garantir presença no Mundial.





