A Justiça determinou que o Palmeiras demola a Academia de Futebol 2, centro de treinamento das categorias de base localizado em Guarulhos (SP). A decisão, tomada em primeira instância, ocorreu no âmbito de uma ação movida pelo Ministério Público de São Paulo em 2012. O clube confirmou que irá recorrer.
A origem da disputa remonta a 1998, quando o Palmeiras recebeu do DAEE a cessão de parte da área do Parque Ecológico do Tietê por um período de 50 anos. O CT foi inaugurado em 2002 e, desde então, se tornou um dos pilares da estrutura de formação do clube.
De acordo com a promotoria, o Palmeiras não cumpriu contrapartidas previstas no acordo. Entre elas, a instalação de um posto de vigilância 24 horas para monitorar acessos ao parque. O MP também alega que a falta desse controle teria contribuído para episódios de degradação ambiental.
Formar atletas é também formar cidadãos! 💪
Nossas #CriasDaAcademia receberam uma palestra sobre o combate à violência contra a mulher e reforçou o compromisso com o Pacto Ninguém Se Cala! 👩 ➤ https://t.co/GGZI2GBqiz pic.twitter.com/kVxGofxAqF
— SE Palmeiras (@Palmeiras) November 17, 2025
O clube, por outro lado, argumentou que, ao assumir o terreno, encontrou o local tomado por lixo, entulho e ocupações irregulares. Na defesa apresentada ao processo, o Palmeiras afirma que recuperou a área, investe na segurança da região e mantém ações de limpeza, manutenção e proteção ambiental. O clube também mencionou um novo acordo firmado com o DAEE em 2018.
A estrutura atual do CT em Guarulhos ocupa 45 mil m² e conta com cinco campos. incluindo um sintético, além do terrão usado pelas categorias sub-10 a sub-14. Nos últimos anos, o local passou por diversas melhorias, com modernização da academia, departamentos de saúde e áreas de fisioterapia e nutrição.
Em nota, o Palmeiras afirmou que “sempre prezou pelo respeito às instituições” e reiterou que recorrerá da decisão. Em abril do último ano, a Academia de Futebol 2 recebeu um novo Núcleo de Saúde e Performance para as equipes de base, reforçando o projeto de desenvolvimento de jovens atletas.





