O jovem João Fonseca terá um grande teste nas quartas de final do ATP 500 da Basileia. O brasileiro de 19 anos enfrenta nesta sexta-feira, 24, por volta das 10h30 (de Brasília), o canadense Denis Shapovalov, ex-top 10 do mundo e atual número 23 do ranking da ATP. Será o primeiro confronto entre os dois no circuito profissional.
A classificação do carioca veio após vencer o francês Giovanni Mpetshi Perricard na estreia e avançar por desistência do tcheco Jakub Mensik, que abandonou o torneio por lesão no pé esquerdo. Assim como no Rio Open de 2024, Fonseca chega novamente às quartas de um ATP 500 e já iguala o melhor resultado da carreira.
Shapovalov, de 26 anos, é conhecido pelo estilo ofensivo e o potente saque, características semelhantes às do primeiro rival de Fonseca na Suíça. Nascido em Tel Aviv e criado em Toronto, o canhoto chamou atenção do mundo em 2017, quando, aos 18 anos, venceu Rafael Nadal no Masters 1000 de Montreal, tornando-se o tenista mais jovem da história a alcançar uma semifinal de Masters. Três anos depois, atingiu o 10º lugar no ranking mundial.
Ver essa foto no Instagram
Do outro lado, Fonseca representa a nova geração que desponta no tênis brasileiro. Atual 42º do mundo, o carioca vem mostrando maturidade e consistência contra adversários experientes. Uma vitória sobre Shapovalov pode colocá-lo entre os 40 melhores e consolidar seu nome entre as principais promessas da nova geração da ATP.
Mensik desiste, e João Fonseca vai às quartas na Basileia
Sem entrar em quadra, João Fonseca avançou às quartas de final do ATP 500 da Basileia, na Suíça. O tcheco Jakub Mensik, número 19 no ranking e adversário do brasileiro nesta quarta-feira, 22, anunciou sua desistência do torneio por conta de uma lesão no pé esquerdo.
Agora, Fonseca, número 46 no ranking mundial, espera o vencedor do duelo entre o canadense Denis Shapovalov e o francês Valentin Royer para conhecer seu adversário na próxima fase. A partida acontece nesta quinta-feira, 23, às 7 horas (de Brasília).





