Após derrotar o francês Giovanni Perricard, atual campeão do ATP 500 da Basileia, João Fonseca, de 19 anos, abriu o jogo sobre a mentalidade que utilizou para se impor diante de um adversário de alto nível nesta terça-feira, 21.
“Jogo complicado, difícil, pouco ritmo, adversário é um excelente jogador, difícil de devolver, ler o saque, muito rápido. Sabia que precisava me manter muito firme com meu saque, mentalidade boa, me auto perdoando quando tinha possibilidades de entrar no ponto, devolvendo, falhar e seguir”, disse o carioca.
Fonseca destacou a importância do tie-break no primeiro set e da quebra rápida no segundo como momentos decisivos do duelo: “Mentalidade hoje foi muito boa. Fui muito bem no tie-break do primeiro set, no segundo quebrei rápido e foi importante para liquidar o jogo e me manter no serviço. Jogo duro e estou feliz com a vitória”.
Ver essa foto no Instagram
O brasileiro agora terá pela frente o tcheco Jakub Mensik, 19º do ranking, nas oitavas de final do torneio suíço. Fonseca ressalta que a chave para o sucesso está no equilíbrio mental e na confiança no próprio jogo, ainda mais em partidas de alto nível.
João Fonseca estreia na Basileia com vitória
Nesta terça-feira, 21, João Fonseca estreou com vitória no ATP 500 da Basileia, na Suíça, sobre o francês Giovanni Mpetshi Perricard, atual campeão do torneio. O brasileiro venceu por 2 sets a 0, com parciais de 7(8)/6(6) e 6/3.
Esse foi o primeiro duelo entre os dois tenistas no circuito. Com o resultado, João Fonseca, número 46 no ranking mundial, garantiu vaga nas oitavas de final do ATP 500. Por outro lado, Giovanni Perricard, número 33 do mundo e que tinha ido até a semifinal do ATP 250 de Bruxelas, deu adeus à competição.
Agora, brasileiro de apenas 19 anos vai enfrentar o tcheco Jakub Mensik nas oitavas de final do torneio da Basileia. A data da partida ainda não foi confirmada.