O Atlético-MG já está no Equador para enfrentar o Independiente Del Valle pela partida de ida da semifinal da Copa Sul-Americana, nesta terça-feira, 21. Além de uma vantagem por uma vaga na final, o Galo busca conquistar sua primeira vitória em terras equatorianas na história.
Ao todo, o Atlético-MG já disputou cinco jogos no Equador, com três derrotas e dois empates. A primeira partida do clube mineiro no país aconteceu em 1992, pela partida de ida da semifinal da Copa Conmebol, contra o El Nacional. No Estádio Olímpico Atahualpa, o time da casa venceu por 1 a 0. Em seguida, em 1997, o Galo perdeu um amistoso para a LDU, por 3 a 1, novamente no Estádio Olímpico Atahualpa.
19 anos depois, o Atlético-MG voltou ao Equador para visitar o Independiente Del Valle, pela quinta rodada da fase de grupos da Copa Libertadores de 2016, no Estadio Rumiñahui. Os equatorianos venceram por 3 a 2. Por fim, as últimas vezes que o Galo esteve no país foram em 2022, para os duelos contra Emelec e Del Valle, pela fase de grupos da Copa Libertadores de 2022. Os mineiros empataram os dois jogos em 1 a 1.
Em solo equatoriano 🇪🇨
Por mais um passo em busca da 𝓖𝓻𝓪𝓷𝓭𝓮 𝓒𝓸𝓷𝓺𝓾𝓲𝓼𝓽𝓪! pic.twitter.com/1QzlMViGzV
— Atlético (@Atletico) October 20, 2025
Atlético-MG x Independiente Del Valle
Por outro lado, o Galo tem um retrospecto positivo diante do Independiente Del Valle. Em quatro confrontos, a equipe mineira tem duas vitórias sobre os equatorianos, além de uma derrota e um empate. A partida entre as duas equipes aconteceu no dia 19 de maio de 2022, pela quinta rodada da Copa Libertadores. Na Arena Independência, o Atlético-MG venceu por 3 a 1, com gols de Hulk (dois) e Savinho. Enquanto William Vargas descontou.
Nesta terça-feira, a bola vai rolar a partir das 21h30 (de Brasília), no Estádio Banco Guayaquil, em Sangolquí, no Equador. O jogo de volta acontece no dia 28 de outubro, terça, também às 21h30, na Arena MRV, em Belo Horizonte.