O Palmeiras perdeu para o Flamengo, neste domingo, por 3 a 2, pela 29ª rodada do Campeonato Brasileiro, no Maracanã. Em meio às polêmicas de arbitragem, o treinador Abel Ferreira criticou as decisões de Wilton Pereira Sampaio nos lances capitais da partida.
“Podíamos ter feito, em condições normais, a primeira oportunidade. Foi um pênalti claro. Depois, tem uma falta no Roque que árbitro não marca e uma falta no Fuchs. O Pedro tira uma vantagem dessa queda do Fuchs. O Wilton não entendeu assim. É verdade que o Bruno poderia evitar a situação, mas temos que ver o que se passou antes. O Bruno é lançado ao chão. Se fosse no basquete, seria falta do atacante. Mas isso não é basquete. É o árbitro que decide. Na imagem que eu vi, o Pedro dá o empurrão e tira vantagem. É um lance que é precedido de uma falta sobre Vitor Roque, mas é o árbitro que decide. Depois, sim, tem o toque e é pênalti”, disse Abel Ferreira em entrevista coletiva.
Ver esta publicação no Instagram
Motivos da reclamação de Abel Ferreira
Logo aos dois minutos de jogo, após cobrança de escanteio na direção da Gustavo Gómez, o meia Jorginho colocou as duas mãos nas costas do zagueiro palmeirense, que reclamou de um empurrão dentro da área. No entanto, o árbitro Wilton Pereira Sampaio não marcou a penalidade.
Já na reta final do primeiro tempo, os jogadores do Palmeiras reclamaram de duas faltas não marcadas no lance que terminou com pênalti de Bruno Fuchs em Pedro. A primeira de Danilo em Vitor Roque, na origem da jogada, e a segunda do próprio centroavante do Flamengo no zagueiro, antes do lance que terminou no segundo gol dos cariocas.
“Entramos muito bem desde o início. Em dez minutos, tivemos quatro ou cinco escanteios seguidos e o pênalti que deveria ter sido marcado. O Flamengo tem muita qualidade, é muito bem treinado e não precisa de fatores externos para jogar o seu futebol. Já fui expulso pelos árbitros por dizer o que eu pensava deles ao longo desses quatro anos. Quando fui expulso ou ganhei amarelos ninguém falou dos árbitros. Agora vão falar? Falei dos árbitros há muito tempo e disseram que eu era chato e não os defendia. Vocês foram sempre contra mim. Agora as imagens estão aí. Vocês analisem. Essa não é minha função. Minha função é colocar a equipe a jogar, criar oportunidades e ter lances”, finalizou Abel Ferreira.
Flamengo e Palmeiras na briga pelo título
Com o resultado, o Flamengo foi aos 61 pontos e empatou com o Palmeiras na pontuação. No entanto, o Verdão segue na liderança do Campeonato Brasileiro por conta do número de vitórias: 19 contra 18. Agora, as duas equipes têm compromissos pela semifinal da Copa Libertadores, antes de voltarem suas atenções para o Brasileirão.
O Rubro-negro encara o Racing, nesta quarta-feira, 22, às 21h30 (de Brasília), no Maracanã. Por fim, o time do técnico Abel Ferreira visita a LDU na quinta, 23, às 21h30, no Estádio Rodrigo Paz Delgado, em Quito.