Na tarde desta quarta-feira, 15, Hugo Calderano garantiu vaga na final do Pan-Americano de Tênis de Mesa. O brasileiro derrotou o chileno Nicolas Burgos por quatro sets a dois, parciais de 11/5, 11/5, 11/6, 10/12, 9/11, 11/5. Agora, Calderano espera o vencedor do duelo entre Kanak Jha e Horacio Cifuentes. A final acontece ainda nesta quarta, às 18h45 (horário de Brasília).
Mas quem também avançou à final foi Bruna Takahashi, que venceu na semifinal feminina a canadense Mo Zhang por quatro sets a dois. As parciais foram de 8/11, 11/7, 11/6, 9/11, 11/5 e 11/5. A final ocorre ainda nesta quarta, às 18h. A decisão do título será contra a vencedora da outra semi, entre a estadunidense Zhang Lily, algoz da brasileira nos Jogos de Paris, e Adriana Diaz, de Porto Rico.
Hugo Calderano e Bruna Takahashi conquistam título
Por outro lado, Calderano e Bruna Takahashi conquistaram, nesta segunda-feira, 14, o título Pan-Americano nas duplas mistas ao derrotarem os porto-riquenhos Steven Moreno e Brianna Burgos por 3 sets a 0, com parciais de 11/5, 11/7 e 11/4. Essa é a primeira vez que a dupla brasileira alcança o ouro na modalidade, coroando uma campanha dominante e sem derrotas no torneio.
Ver essa foto no Instagram
O resultado confirma o bom momento dos dois atletas, que seguem como principais nomes do tênis de mesa brasileiro no cenário continental Hugo Calderano e Bruna Takahashi haviam garantido a vaga na decisão do Pan-Americano na manhã desta mesma terça-feira. Assim, na semifinal do torneio, a dupla brasileira bateu os norte-americanos Jishan Liang e Jessica Lai.
Nos estágios iniciais do campeonato, Calderano e Takahashi mostraram por que eram considerados os cabeças de chave número um. Dessa forma, eles entraram já na segunda rodada, onde derrotaram os argentinos Santiago Lorenzo e Camila Arguelles com uma vitória tranquila de 3 a 0. Na sequência, enfrentaram e venceram os mexicanos Rogelio Castro e Arantxa Cossio nas quartas de final, também com um placar de 3 a 0.