O brasileiro João Fonseca, número 45 do ranking mundial, foi eliminado na estreia do ATP de Bruxelas nesta terça-feira, 14,. O carioca de 19 anos acabou derrotado pelo holandês Botic van de Zandschulp (86º) por 2 sets a 0, com parciais de 7/5 e 7/6(2).
O duelo começou equilibrado, com ambos confirmando seus serviços até o quinto game, quando Fonseca quebrou o saque do adversário e assumiu a dianteira. No entanto, após uma sequência de erros no oitavo game, o brasileiro perdeu o ritmo e viu o holandês reagir, devolvendo a quebra. Apesar de salvar cinco set points em um game longo e disputado, João acabou cedendo o set por 7/5.
Na segunda parcial, o roteiro foi parecido. Van de Zandschulp seguiu firme nos serviços, enquanto o brasileiro encontrou dificuldade para manter o controle. Fonseca chegou a abrir 5/3 após uma quebra, mas permitiu a reação do rival, que igualou em 5/5 e levou a melhor no tie-break por 7/2.
Ver essa foto no Instagram
Foi o segundo encontro entre os dois. João havia vencido o holandês na Copa Davis de 2024, por 2 sets a 0. Com o resultado, Van de Zandschulp avança às oitavas de final para enfrentar o americano Eliot Spizzirri, número 111 do mundo.
João Fonseca explica ausência em Shanghai
O jovem tenista brasileiro João Fonseca, de 19 anos e atual número 45 do mundo, explicou à ESPN Brasil os motivos de sua ausência na gira asiática desta temporada. O atleta optou por não disputar o Masters 1000 de Shanghai devido a um problema de saúde.
“Uma coisa que eu e minha equipe temos preservado muito é escolher bem os torneios neste meu primeiro ano jogando os torneios grandes. Optamos por não ir para a Ásia este ano, pois eu estava com uma sinus bacteria, e resolvi ficar em casa descansando para me preparar e ficar 100% para jogar”, contou Fonseca.