Valtteri Bottas evitou empolgação ao projetar o início da parceria com a Cadillac na Fórmula 1 em 2026. O finlandês de 36 anos admitiu que o retorno ao grid com a nova equipe será o maior desafio da carreira, mas garantiu estar motivado com a oportunidade de ajudar a construir um projeto do zero.
“Provavelmente é o maior desafio da minha carreira. Há muito trabalho pela frente, mas, quando finalmente atingirmos nossos objetivos, vai ser extremamente gratificante. É isso que me motiva. Como piloto, agora sinto que posso realmente fazer diferença em várias áreas e influenciar o rumo do projeto. Vai ser divertido, mas será um trabalho duro”, afirmou o piloto em entrevista ao Crash.net.
Mesmo com a empolgação pelo retorno, Valtteri Bottas evitou criar grandes expectativas. Para o finlandês, o primeiro objetivo da Cadillac será se manter competitiva e evitar o terminar no fim da tabela da temporada de 2026.
Ver essa foto no Instagram
“É difícil prever qualquer coisa. Temos de ser realistas — é uma equipe nova, com muito a aprender. O mais importante é terminar as corridas, acertar a confiabilidade e acumular quilometragem. Se conseguirmos marcar alguns pontos no primeiro ano, já será um ótimo começo. E tentar não ser último no Mundial de Construtores seria um bom ponto de partida”, projetou.
“Quero fazer parte de uma equipe que realmente progrida. Queremos mostrar a nós mesmos e ao mundo que somos um time sério. O início será difícil, mas, se em alguns anos estivermos competitivos, isso já será um sucesso”, completou.
Depois de um 2025 sabático, atuando como piloto reserva da Mercedes, Bottas destacou que o foco inicial da Cadillac deve ser a confiabilidade e o aprendizado dentro da nova geração de regulamentos técnicos da F1. Ele acredita que sua passagem por uma equipe campeã mundial pode ser determinante para estruturar o novo time.
“Acho que posso levar muito dessa vivência. Desde como as reuniões de engenharia são conduzidas, passando pelos encontros pré e pós-corrida, até a comunicação via rádio entre diferentes departamentos. Posso ajudar com tudo isso. É um conhecimento que pode fazer diferença”, explicou.
A Fórmula 1 retorna entre os dias 17 e 19 de outubro, com o GP dos Estados Unidos, no Circuito das Américas, em Austin, a 19ª etapa da temporada 2025.