O presidente do São Paulo, Julio Casares, voltou a se manifestar após a derrota para o Palmeiras neste domingo, 5, no Morumbis, pelo Brasileirão. Em pronunciamento oficial nesta segunda-feira, 6, o dirigente pediu maior rigor da CBF e solicitou a divulgação dos áudios das conversas entre o árbitro Ramon Abatti Abel e a cabine do VAR durante o clássico paulista.
“Infelizmente, há um protocolo que impede a divulgação dos áudios do VAR quando o árbitro não é chamado ao monitor. Presidente (Samir Xaud, da CBF), vamos quebrar o protocolo! Precisamos do áudio para imaginar o que aconteceu. Quem quer saber do áudio não é só o presidente do São Paulo, mas toda a comunidade esportiva”, afirmou Casares.
O mandatário ainda sugeriu a implementação do “desafio” no Brasileirão ainda em 2025, que permitiria aos técnicos pedir a revisão de um lance duvidoso, seguindo regulamentação específica. Outra proposta é incluir os áudios do VAR na súmula de todas as partidas, garantindo mais transparência.
NOTA OFICIAL
O São Paulo Futebol Clube manifesta profunda indignação com a arbitragem de Ramon Abatti Abel e com a atuação do árbitro de vídeo, Ilbert Estevam da Silva, na partida deste domingo (05), contra o Palmeiras, no MorumBIS, pelo Campeonato Brasileiro. Os erros cometidos… pic.twitter.com/jdErS3Pm6y
— São Paulo FC (@SaoPauloFC) October 5, 2025
“Quero fazer dois pedidos: implementar o desafio neste Brasileirão e incluir os áudios do VAR nas súmulas. Nossa arbitragem chegou ao fundo do poço. Mostrar o áudio pode ser o começo da retomada. Não foi um erro qualquer. Neste domingo, inexplicavelmente, a tecnologia não foi usada em nenhum lance”, concluiu o presidente.
O São Paulo questiona ao menos cinco lances na partida, incluindo um possível pênalti não marcado a favor do Tricolor, quando Allan derrubou Tapia dentro da área no início do segundo tempo. Outro lance polêmico foi a falta de Andreas Pereira em Marcos Antônio. Os são-paulinos ficaram pedindo cartão vermelho ao meia do Palmeiras.
Com a derrota por 3 a 2, o São Paulo segue com 38 pontos e é o oitavo colocado do Brasileirão. Por conta da data Fifa, o próximo compromisso da equipe é apenas dia 16 de outubro, quando visitará o Grêmio pelo Campeonato Brasileiro.