Guga Kuerten, ícone do tênis brasileiro, abriu o jogo em relação a Bia Haddad e a decisão de interromper a temporada de 2025 antes do previsto. A jogadora sofreu uma dura eliminação nas quartas de final do SP Open em setembro e teve sintomas de ansiedade ao longo do WTA de Seul. Assim, ela optou por se afastar do circuito para cuidar do corpo e da mente.
“De imediato já vem na minha cabeça: cara, se eu tivesse parado mais cedo pelo menos em um ou dois anos, eu teria jogado 20 anos a mais. Eu vejo que é uma decisão muito assertiva”, contou Guga em entrevista ao jornal Estadão. A carreira do campeão de três Grand Slams foi interrompida pelas dores crônicas que sofria nos quadris.
Além disso, o ex-atleta revelou que a movimentação para pedir mudanças no calendário exaustivo do tênis mundial já era uma das coisas que ele já trazia para o circuito. “Há mais de 15 anos eu falava que precisávamos nos unir e reorganizar”, contou. Ainda assim, Guga também sempre defendeu o equilíbrio entre a dedicação ao esporte e demais vivências.
“Enxergar que a vida vai além do esporte me ajudou muito. Balanceava de forma generosa as minhas iniciativas, ações e empenhos. Mas a gente se entrega para tudo porque é um desafio imenso… Com o tempo, descobriu-se que quem não quer se atrever tanto, é de direito. Antes, o atleta tinha que ser o super-herói, sempre pronto. Não é assim, nunca foi e nunca será”, completou.
Ver essa foto no Instagram
Bia Haddad se afasta das quadras
Bia Haddad finalizou a temporada de 2025 antes do esperado. Após a desistência do WTA de Pequim, a brasileira comunicou que não disputará mais nenhum torneio até o final do ano. Em publicação no Instagram, a número 40 do mundo explicou a decisão e agradeceu os membros de sua equipe e sua família. Confira a nota completa!