O Cruzeiro empatou por 0 a 0 com o Flamengo, nesta quinta-feira, 2, no Maracanã, em partida válida pelo Brasileirão. Após o jogo, o técnico Leonardo Jardim destacou a postura da equipe, que somou quatro dos seis pontos possíveis contra o rival direto na luta pelo título.
“Ganhamos quatro pontos do Flamengo, o que dificilmente outra equipe do nosso campeonato vai conseguir. Estamos satisfeitos, mas eu disse aos jogadores que este ponto só vai valer se no próximo domingo, contra o Sport, tivermos a capacidade de fazer três pontos”, afirmou o português.
Jardim também explicou a estratégia usada para neutralizar o adversário. Com o ponta Wanderson fora por causa de lombalgia, ele apostou no volante Matheus Henrique como substituto, ajustando o esquema para um losango no meio de campo.
Ver essa foto no Instagram
“Nós alteramos o dispositivo tático para este jogo, dentro daquilo que a gente tem feito. Passamos quase para um 4-4-2 em losango, liberando mais o Matheus na frente, com o Kaio, tendo o Matheus Henrique por dentro com Christian, e o Lucas um pouco à frente do Romero”, detalhou.
Segundo o treinador, a ideia era equilibrar a marcação e explorar possíveis fragilidades do Flamengo.
“Sabíamos que o adversário joga muito por dentro, é uma equipe que liga muito o jogo interior, e a gente queria estar equilibrado quando não tivesse a bola e também quando tivéssemos”, disse.
“O Flamengo é uma equipe que, quando circula a bola do lado para o outro, tem alguma dificuldade. Foi isso que tentamos fazer, sempre colocando um no corredor, metendo no corredor contrário, e tivemos muitas circulações deste gênero, o que foi extremamente positivo para a gente apresentar a nossa qualidade”, completou o técnico.
O Cruzeiro volta a campo no domingo, 5, quando enfrenta o Sport, às 18h30, no Mineirão, em partida decisiva para as pretensões do clube no Brasileirão. Atualmente, a Raposa é a terceira colocada da liga nacional, com 51 pontos.