Carlos Alcaraz voltou a falar sobre o calendário da temporada no tênis. Campeão recente em Tóquio, o número um do mundo afirmou que é preciso encontrar soluções para que as disputas deixem pouco mais de espaço de descanso, recuperação e treino entre si. O jovem de 22 anos admite que tem pulado os torneios possíveis em prol da sua condição física.
“Acho que o calendário está muito apertado. Eles precisam fazer alguma coisa com o calendário. Acho que há muitos torneios obrigatórios, muitos seguidos. Eles estabeleceram algumas regras que nos obrigam a jogar torneios Master 1000, 500, seja lá o que for. Mas há muitas regras que nos impedem, como tenistas, de escolher se queremos jogar ou não”, iniciou Alcaraz.
“Para ser sincero, preciso considerar no futuro se terei que pular alguns torneios obrigatórios só para manter minha condição física e boa forma. Obviamente, é mais do que a condição física”. Carlitos ainda falou sobre o fator psicológico e como ele e outros atletas do circuito tem lidado com a questão.
“Acho que mentalmente também é muito exigente, jogar tantos torneios obrigatórios seguidos ou jogar tantos torneios sem ter dias para descansar mentalmente. Vou considerar pular alguns torneios obrigatórios para o meu próprio bem mental. Concordo com Iga [Swiatek], e acho que muitos jogadores farão isso”.
Ver essa foto no Instagram
Alcaraz desiste de disputar o Masters de Xangai
Pouco depois do título em Tóquio, Alcaraz comunicou que não disputará o Masters de Xangai. Dessa forma, a temporada de Carlitos na gira asiática está encerrada.
“Estou muito desapontado em anunciar que não vou jogar em Xangai neste ano. Infelizmente estou sofrendo um pouco com o físico e depois de discutir isso com meu time, acreditamos que a melhor decisão é descansar e recuperar”, havia comunicado o número 1 do mundo na terça-feira, 30.
O espanhol torceu o tornozelo logo em sua estreia no Aberto do Japão, mas conseguiu administrar o machucado até a final. Porém, Alcaraz optou pelo descanso logo em seguida para cuidar do corpo. “Estava realmente ansioso em jogar para os incríveis fãs em Xangai. Espero voltar em breve para ver meus fãs chineses no ano que vem”.