Ousmane Dembélé, atacante do Paris Saint-Germain, foi o grande vencedor da Bola de Ouro 2025, prêmio entregue na última segunda-feira, 22. Já nesta sexta-feira, 26, a revista France Football revelou a pontuação detalhada da eleição, confirmando a vantagem do francês sobre Lamine Yamal, do Barcelona: foram 321 pontos de diferença entre os dois primeiros colocados.
Dembélé recebeu o prêmio pela primeira vez em sua carreira, coroando uma temporada histórica com o PSG. O jogador foi o principal destaque da equipe que conquistou a inédita Champions League, além de vencer o Campeonato Francês, a Supercopa e a Copa da França. O clube parisiense também foi vice-campeão no Mundial de Clubes.
Na classificação final, Lamine Yamal ficou com a segunda colocação, enquanto Vitinha, também do PSG, completou o pódio em terceiro lugar. Entre os brasileiros, Raphinha, do Barcelona, terminou em quinto, com 620 pontos, 83 a menos que Vitinha.
✨ What you need to know about Ousmane Dembélé’s victory #ballondor pic.twitter.com/asmqUuDgPY
— Ballon d’Or (@ballondor) September 26, 2025
Os prêmios da France Football são concedidos com base no desempenho dos jogadores ao longo da temporada 2024/25. A revista elabora uma lista com 30 indicados, que é enviada a um júri formado por jornalistas especializados dos 100 países mais bem colocados no ranking da Fifa no momento da votação.
Cada jurado escolhe seus três favoritos, em ordem de preferência. Os jogadores que acumulam mais pontos na contagem final recebem os respectivos troféus. De acordo com a revista, a Bola de Ouro é definida a partir de três critérios, em ordem de relevância: 1) desempenho individual, com peso para atuações decisivas e impactantes; 2) conquistas coletivas; 3) postura, classe e fair play.
Veja como ficou a pontuação do top-10 na Bola de Ouro
- Ousmane Dembélé (PSG e França) – 1380 pontos
- Lamine Yamal (Barcelona e Espanha) – 1059 pontos
- Vitinha (PSG e Portugal) – 703 pontos
- Mohamed Salah (Liverpool e Egito) – 657 pontos
- Raphinha (Barcelona e Brasil) – 620 pontos
- Hakimi (PSG e Marrocos) – 484 pontos
- Kylian Mbappé (Real Madrid e França) – 378 pontos
- Cole Palmer (Chelsea e Inglaterra) – 211 pontos
- Donnarumma (PSG e Itália) – 172 pontos
- Nuno Mendes (PSG e Portugal) – 171 pontos