A Copa do Mundo 2026 está chegando, e a divulgação do evento aumenta cada vez mais. Nesta quinta-feira, 25, a Fifa apresentou as mascotes das três nações que receberão o próximo Mundial: “Maple the Moose”, do Canadá, “Clutch the Bald Eagle”, dos Estados Unidos, e “Zayu the Jaguar”, do México.
Maple, o alce canadense, leva o nome da folha que representa o país. Ele também atua como goleiro. Já Clutch, a águia-careca dos EUA, é meio-campista; vale pontuar que o termo “clutch”, em inglês, é utilizado para designar jogadores que sempre agem em momentos decisivos. Por fim, Zayu é a onça-pintada/jaguar atacante do México, cujo nome significa “unidade, força e felicidade”.
Copa do Mundo em três países pela primeira vez
Também é importante relembrar que haverá um aumento no número de seleções para a Copa do Mundo 2026, com 48 na disputa. Esta também é a primeira vez que três nações recebem jogos da competição. Com exceção de 2002, na Coreia do Sul e no Japão, as demais edições foram realizadas em somente um país.
Ver essa foto no Instagram
As equipes vão ser divididas em 12 grupos de quatro na fase inicial. As duas melhores de cada chave e as oito melhores entre as terceiras colocadas avançam ao mata-mata da competição. O confronto de abertura ocorrerá no dia 11 de junho, no estádio Azteca, na Cidade do México, com os donos da casa em campo. A final, por outro lado, será recebida no MetLife Stadium, em Nova Jersey, nos EUA.
Ao longo de 72 jogos, a fase de grupos passará pelos três países-sede, entre os dias 11 e 27 de junho. Já a primeira parte dos embates eliminatórios ocorrerá entre os dias 28 de junho e 3 de julho; as oitavas, entre 4 e 7 de julho. A partir das quartas de final, os confrontos vão ser recebidos somente nos Estados Unidos.