Um dos maiores nomes da história recente da Fórmula 1, Fernando Alonso pode estar fazendo sua penúltima temporada da carreira. Em entrevista para sua equipe, a Aston Martin, o bicampeão deixou em aberto a possibilidade de se aposentar ao fim de 2026, que é quando acaba seu contrato com a scuderia britânica.
Para o piloto de 44 anos, caso tenha um bom carro para disputar a temporada de 2026, seria o momento ideal de se aposentar, já que pretender encerrar a carreira de maneira positiva. Campeão com a Renault em 2005 e 2006, ele está na Aston Martin desde 2023 e ainda não conseguiu resultados expressivos.
“Já pensei nisso (aposentadoria), mas vou deixar esta decisão para o ano que vem. Também vai depender de como a equipe estiver naquele momento e do que eles precisam de mim. Estou disposto a ajudar a equipe de todas as maneiras que puder. Não preciso continuar correndo. Estou aqui apenas para ajudar a Aston Martin a se tornar campeã mundial, seja comigo ao volante ou sem mim”, falou.
Will @alo_oficial keep racing beyond 2026?
Over a game of chess, Fernando muses about his future, preparing for one of the biggest regulation changes in his career, working with Adrian Newey, and how the legendary designer always seems to be one move ahead. pic.twitter.com/SbNgSFstui
— Aston Martin Aramco F1 Team (@AstonMartinF1) September 23, 2025
“Se tudo correr bem, acho que é um ótimo momento para aposentar, porque, como você disse, venho buscando um carro competitivo e corridas competitivas há muitos e muitos anos, e se eu conseguir, acho que é uma ótima maneira de encerrar minha carreira. Digamos apenas que, se formos competitivos (em 2026), há uma chance maior de eu me aposentar. Se não formos competitivos, será muito difícil desistir sem tentar novamente”, completou.
Na atual temporada, Fernando Alonso possui 30 pontos conquistados e está na 14ª colocação do Campeonato Mundial de Pilotos. Já a Aston Martin soma 62 pontos no Mundial de Construtores, aparecendo no sétimo lugar.
O próximo desafio de Alonso será no GP de Singapura, marcado para o dia 5 de outubro, às 9h (de Brasília), no Circuito Urbano de Marina Bay. Conhecida como uma das corridas mais exigentes da Fórmula 1, a prova noturna pode abrir espaço para surpresas.