A premiação da Bola de Ouro, organizada pela France Football será definida nesta segunda-feira, 22, a partir das 16h (horário de Brasília), e já está dando o que falar. Ao divulgar a lista de indicados à principal honraria da noite, de melhor jogador, a entidade surpreendeu: Vini Jr., um dos favoritos em 2024, despencou posições e ficou fora do top 10 em 2025.
No ranking elaborado pela revista francesa, o atacante brasileiro ficou na 16ª colocação. Na temporada passada, Vini terminou na vice-liderança, atrás de Rodri, do Manchester City. Inclusive, a não premiação do jogador dos Merengues foi um choque tanto para os fãs de futebol quanto para o próprio Real Madrid, que boicotou a cerimônia; o clube espanhol repetirá o feito neste ano.
Neste ano, apenas três atletas do elenco masculino foram ranqueados pela France Football na categoria: Jude Bellingham (23º), Vini Jr. (16º) e Kylian Mbappé (ainda não foi divulgado). Enquanto Huijsen disputa o Troféu Kopa, que premia o melhor atleta sub-21, Thibaut Courtois vai brigar pelo Troféu Yashin, concedido ao melhor goleiro da temporada.
Desde que Vini não conquistou o prêmio em 2024, perdido para Rodri, o Real Madrid entende que foi desrespeitado pela organização da Bola de Ouro. Em contrapartida, no Fifa The Best, realizado pela entidade máxima do futebol mundial, o brasileiro foi devidamente premiado na principal categoria, à frente do atleta do City e de Bellingham.
Ver essa foto no Instagram
Bola de Ouro: quem é o favorito?
As apostas estão em Dembélé, que exerce um bom trabalho no PSG ao preencher a lacuna deixada pelo conterrâneo Mbappé. Em todas as competições oficiais da última temporada, o atleta do time francês anotou 35 gols. A contribuição do jogador influenciou diretamente no título da Ligue 1 e no vice-campeonato dos Bleus na Copa do Mundo de Clubes da FIFA; o Chelsea levou a melhor na decisão.
.