A cerimônia da Bola de Ouro 2025, tradicional premiação organizada pela revista France Football, acontece nesta segunda-feira, 22, a partir das 16h (de Brasília), no Théâtre du Châtelet, em Paris, na França. Ainda antes do início oficial do evento, parte do ranking feminino já foi revelado pela organização, e duas brasileiras aparecem entre as 30 melhores jogadoras do mundo na temporada 2024/25: Marta e Amanda Gutierres.
A lenda Marta, de 39 anos, ficou com a 12ª colocação. Ícone da Seleção Brasileira e do futebol feminino, a atacante do Orlando Pride, dos Estados Unidos, foi fundamental na conquista da Copa América deste ano e, apesar de não estar mais no auge físico, segue sendo uma referência técnica e de liderança. Seis vezes eleita a melhor do mundo pela Fifa, Marta foi novamente reconhecida pelo seu desempenho.
Outra brasileira que teve sua colocação revelada é Amanda Gutierres, atacante do Palmeiras, que terminou a votação na 21ª posição. A jovem atleta tem se destacado no futebol nacional, sendo peça-chave no time alviverde que briga por títulos na temporada.
1️⃣1️⃣ Claudia Pina
1️⃣2️⃣ Marta
1️⃣3️⃣ Caroline Graham Hanse
1️⃣4️⃣ Barbra Banda
1️⃣5️⃣ Sandy Baltimore#ballondor pic.twitter.com/2NSv4nlz6V— Ballon d’Or (@ballondor) September 22, 2025
A edição 2025 da Bola de Ouro premia as jogadoras com base no desempenho na temporada 2024/25, incluindo competições nacionais e internacionais. O júri responsável pela escolha é formado por jornalistas especializados de diversos países, convidados pela France Football. Cada votante escolhe suas três favoritas entre as 30 indicadas, e a soma dos pontos determina a classificação final.
A expectativa agora gira em torno de quem ocupará o pódio feminino e sucederá Aitana Bonmatí, vencedora do prêmio em 2023 e 2024, como a melhor jogadora do mundo. Além da Bola de Ouro principal, a cerimônia também premiará jovens talentos com o Troféu Kopa, além do Troféu Yashin para goleiras e goleiros.
Confira todos brasileiros concorrentes:
- Melhor jogador do mundo: Raphinha (Barcelona) e Vinícius Júnior (Real Madrid)
- Melhor jogadora do mundo: Marta (Orlando Pride) e Amanda Gutierres (Palmeiras)
- Toféu Yashin (melhor goleiro): Alisson (Liverpool)
- Troféu Kopa (melhor jogador sub-21): Estevão (Palmeiras e Chelsea)
- Melhor técnico de futebol feminino: Arthur Elias (Seleção Brasileira)
- Clube do ano (masculino): Botafogo