Um verdadeiro caos pode resumir da melhor forma o treino classificatório para o GP do Azerbaijão de F1. As voltas rápidas deram lugar às inúmeras batidas e bandeiras vermelhas. Mesmo assim, o pole position teve que ser definido depois de longas paralisações. Dessa forma, Max Verstappen ficou com o tempo mais rápido e terá as companhias de Carlos Sainz e Liam Lawson, que completaram as primeiras posições.
O treino começou às 09h (horário de Brasília) e já teve bandeira vermelha logo de cara. Alex Albon beijou o muro do Circuito de Baku e deu adeus à classificação. Mais tarde, Nico Hülkenberg também deu aquela encostada nas paredes estreitas e promoveu a segunda interrupção do dia. Vale citar que tudo isso aconteceu ainda no Q1, que demorou mais de 30 minutos para terminar e se encerrou com batida de Franco Colapinto.
Falando dos tempos, Gabriel Bortoleto conseguiu garantir presença no Q2. O mesmo não aconteceu com Franco Colapinto, Nico Hülkenberg, Esteban Ocon, Pierre Gasly e Alexander Albon, que vão largar nas últimas posições. Na segunda parte do treino, a bandeira vermelha roubou a cena mais uma vez. Oliver Bearman perdeu o controle do carro e também abandonou o treino mais cedo.
Ver essa foto no Instagram
A sequência do treino da F1
Finalmente finalizado o Q2, Gabriel Bortoleto não conseguiu encontrar uma boa volta e vai largar da 13ª posição. O mesmo aconteceu com Lewis Hamilton, a grande surpresa do dia. Depois de bons treinos livres, o britânico teve dificuldades e estará no 12º lugar no grid para o GP do Azerbaijão. Fernando Alonso, Lance Stroll e Oliver Bearman também ficaram fora do Q3 neste final de semana.
Já na parte final do treino, a bandeira vermelha apareceu novamente. Charles Leclerc enfiou o carro no muro e atrasou ainda mais o encerramento da classificação. Para completar, a chuva começou a cair no Circuito de Baku e mudou totalmente o cenário. Como foi um dos únicos a completar volta antes da paralisação, Carlos Sainz se deu bem e garantiu a segunda posição, ficando atrás apenas de Max Verstappen.