A F1 está oficialmente de volta com o GP do Azerbaijão! A programação do dia na elite do automobilismo contou com os dois primeiros livres da etapa. Além do esperado domínio da McLaren na primeira atividade, a Ferrari surpreendeu no TL2.
Primeiro treino livre
Lando Norris mostrou sua força na temporada e levou a melhor no TL1. Enquanto o britânico registrou a marca de 1m42s704, Oscar Piastri veio logo na sequência, ilustrando a força da equipe papaya. Ele chegou a encostar no muro da curva 15, mas não obteve maiores problemas. Até então, o australiano defende a vitória no circuito em Baku, que pode ser determinante na briga pelo título da atual temporada.
Vale pontuar que a sessão foi interrompida mais cedo. A Williams de Carlos Sainz Jr. soltou uma faixa de borracha presa à zebra da curva 16. Com a demora para remover o material da pista e as dúvidas sobre a segurança do trecho, a bandeira vermelha se estendeu por 26 minutos. O brasileiro Gabriel Bortoleto ficou em 14º lugar com a Sauber.
Ver essa foto no Instagram
Segundo treino livre
Por outro lado, a segunda parte do dia teve a Ferrari como protagonista. De ‘beijar’ o muro no TL1 a liderar o TL2, Lewis Hamilton teve uma sexta-feira de verdadeira superação. A prova vencida pelo heptacampeão contou com o melhor tempo em 1m41s293. A marca esteve acima do colega Charles Leclerc em apenas 0,074 segundos.
A dupla formada pela Mercedes veio logo atrás, com George Russell e Kimi Antonelli, respectivamente. Oliver Bearman, da Haas, foi a surpresa do dia para fechar o top 5 na prova. Norris e Piastri foram para 10º e 12º lugares, enquanto Bortoleto ficou com a 15ª colocação.
F1: programação restante do GP do Azerbaijão*
Sábado, 20 de setembro
- Classificatória: 09h
Domingo, 21 de setembro
- Corrida: 08h
*Os horários estão todos no fuso de Brasília