A F1 2025 está chegando ao fim! Inclusive, a próxima etapa da temporada já pode cravar o Campeonato de Construtores: a McLaren tem a chance de ser tornar a equipe a atingir o feito com a maior antecipação da história, faltando ainda sete corridas após o GP do Azerbaijão.
O time papaya voltou a se sagrar campeão no ano passado, quando conquistou a temporada somente na última etapa, em Abu Dhabi. Na ocasião, a escuderia inglesa rompeu um jejum de 26 anos sem títulos.
Pelas contas, a McLaren depende somente de si para conquistar o Campeonato de Construtores em Baku: basta vencer a prova com os dois pilotos no pódio. As chances são consideráveis, visto que Oscar Piastri e Lando Norris conseguiram a proeza em nove das 16 provas disputadas até aqui.
Mesmo que o australiano e o britânico não atinjam o feito, a McLaren ainda conta com diversas combinações para faturar o mundial já no próximo domingo, 21. Os cálculos consideram a Ferrari e a Mercedes, concorrentes diretas do time papaya na temporada.
Ver essa foto no Instagram
F1 2025: e a briga pelo Campeonato de Pilotos?
Seguindo a hegemonia da McLaren, Piastri e Norris protagonizam um embate ‘suado’ a caminho do título individual. Em fala após a polêmica de Monza – quando a equipe inglesa pediu para Oscar devolver a posição ao colega, mesmo liderando a classificação geral -, o australiano priorizou o coletivo.
“Acho que é sempre um processo de aprendizado. Mas, sim, no fim das contas, sei que a equipe sempre quer o meu melhor. E, no fim das contas, quero proteger isso porque não posso ter meu próprio sucesso sem que a equipe tenha sucesso. Então, proteger isso é muito importante para mim”, disse.
Vale relembrar que o posicionamento público da McLaren preza pela liberdade para ambos disputarem o Campeonato de Pilotos sem parcialidade. Porém, após a interferência no GP da Itália, os espectadores contestaram a afirmação do time sobre o tema.