Nesta sexta-feira, 29, Lando Norris (McLaren) brilhou nos primeiros treinos livres pelo GP da Holanda na F1. O britânico liderou em ambas as provas e aumentou o ritmo de uma para a outra em Zandvoort.
Quem surpreendeu foi a Aston Martin: Oscar Piastri (McLaren) ficou com a 2ª posição no TL1 e teve Lance Stroll logo atrás para fechar o top 3. Mais tarde, no TL2, foi a vez de Fernando Alonso figurar ao lado dos carros do time papaya, se colocando à frente do australiano e atrás de Norris.
Max Verstappen (RBR) iniciou o TL1 na liderança, que retomou a dianteira e se manteve nela mesmo depois da bandeira vermelha acionada por Kimi Antonelli (Mercedes). Porém, depois da bandeirada, ainda treinando largadas, o holandês passou reto na curva 1 e bateu na brita, ficando ‘à pé’.
O TL2 foi marcado pelos acidentes em uma sessão movimentada: Lance Stroll, Isack Hadjar (Racing Bulls), Lewis Hamilton (Ferrari), Alex Albon (Williams) e George Russell (Mercedes) rodaram e/ou bateram no circuito durante a prática. Para o resto do final de semana, a previsão de chuva deve intensificar a disputa.
Ver essa foto no Instagram
Bortoleto no GP da Holanda
Após ficar em 9º no TL1 e em 13º no TL2, Gabriel Bortoleto (Sauber) avaliou o seu desempenho no GP da Holanda. Apesar da leve queda de desempenho, o brasileiro entende que o primeiro dia na etapa foi satisfatório.
“Foi um dia positivo e direto. Voltar ao carro depois do recesso de verão trouxe uma boa sensação logo de cara, e fiquei satisfeito com o equilíbrio ao longo das voltas. Demos alguns passos encorajadores entre as duas sessões, e amanhã será para refinar um pouco mais, chegar na melhor forma para a classificação e garantir que façamos o melhor trabalho possível”.
Programação restante da etapa
Sábado, 30
- TL3: 06h30 (horário de Brasília)
- Classificatória: 10h (horário de Brasília)
Domingo, 31
- Corrida: 10h (horário de Brasília)





