O técnico José Mourinho está de saída da Turquia. Nesta sexta-feira, 29, o Fenerbahçe comunicou em suas redes sociais a demissão do português. A decisão ocorre dois dias após a eliminação do clube para o Benfica na fase preliminar da Champions League.
“A nossa equipe profissional de futebol, a partir da temporada 2024-2025, não contará mais com José Mourinho como técnico. Agradecemos a ele por todos os esforços dedicados à nossa equipe até o momento e desejamos sucesso em sua futura carreira”, escreveu o clube em nota.
Anunciado com grandes expectativas em maio de 2024, José Mourinho não conseguiu cumprir tudo que se esperava. Em 62 jogos, conquistou 37 vitórias, 14 empates e 11 derrotas. Apesar disso, na temporada passada, ele terminou o Campeonato Turco com 11 pontos atrás do rival e campeão Galatasaray, além de eliminações precoces na Copa da Turquia e na Europa League.
Ver essa foto no Instagram
Agora sem clube, José Mourinho está livre no mercado e pode assinar com qualquer time. Segundo informações da imprensa turca, o português tinha contrato com o Fenerbahçe até o final da temporada e embolsará cerca de 15 milhões de euros (R$ 94 milhões) pela quebra do vínculo.
Carreira de José Mourinho
“The Special One”, como também conhecido, José Mourinho tem 62 anos, iniciou sua carreira em 2000 e tem um currículo bastante recheado. Como técnico, ele tem passagens por Benfica, Leiria, Porto, Chelsea, Inter de Milão, Real Madrid, Chelsea, Manchester United, Tottenham e Roma, além do Fenerbahçe. Além disso, ele foi auxiliar técnico de esquipes como Barcelona e Sporting.
A passagem por todos esses grandes clubes da Europa não são à toa, já que Mourinho ganhou títulos por onde passou, principalmente no começo de sua carreira. Entre suas principais conquistas estão: duas Champions League, uma Europa League, uma Conference League, três Premier League, uma La Liga, duas Série A italiana e duas Ligas Portugal.





