Neste sábado, 23, o Brasil não teve vida fácil, mas venceu o Uruguai por 81 a 76 e estreou com vitória na Copa América de basquete, disputada em Manágua, na Nicarágua. A Seleção Brasileira segue em busca do ouro que escapou na final de 2022 contra a Argentina, em Recife.
O Brasil volta à quadra no próximo domingo, 24, para enfrentar Bahamas às 18h40 (de Brasília). Na sequência, encara os Estados Unidos na terça-feira, 26, às 22h10. Pela fase de grupos, avançam às quartas de final os dois primeiros colocados de cada chave, além dos dois melhores terceiros. A grande decisão do torneio está marcada para o dia 31 de agosto.
No primeiro quarto, Brasil e Uruguai iniciaram em ritmo equilibrado, trocando pontos nos minutos iniciais. Aos poucos, a seleção brasileira ganhou mais consistência ofensiva, encontrou espaço na defesa rival e abriu vantagem no placar. Com bom aproveitamento nos arremessos, o Brasil controlou a reta final do período e fechou em 27 a 20.
Ver essa foto no Instagram
No segundo quarto, o jogo ficou mais equilibrado e o Uruguai conseguiu reagir. A seleção brasileira já não teve a mesma facilidade do início e viu os rivais encostarem no placar com boas sequências ofensivas. A disputa seguiu ponto a ponto até o fim do período, que terminou com vantagem mínima do Brasil: 46 a 44
No terceiro quarto, o equilíbrio voltou a ditar o ritmo da partida. Brasil e Uruguai trocaram cestas durante todo o período, sem que nenhum dos lados conseguisse abrir grande vantagem. Assim, a Seleção Brasileira fechou em 65 a 62.
No quarto e último período, o equilíbrio seguiu sendo a marca do jogo, com Brasil e Uruguai alternando a liderança em vários momentos. Nos instantes finais, porém, a seleção brasileira conseguiu impor maior intensidade defensiva e aproveitou melhor as posses decisivas, abrindo uma pequena diferença no placar. Com isso, fechou a partida em 81 a 76 e garantiu a vitória em uma estreia disputada.





