Donald Trump, presidente dos Estados Unidos, anunciou nesta sexta-feira, 22, ao lado de Gianni Infantino, mandatário da Fifa, o dia e o local do sorteio da Copa do Mundo de 2026. Em seu pronunciamento, ele revelou que o evento será realizado no dia 5 de dezembro, no Kennedy Center, em Washington, nos EUA, às 13h (de Brasília).
No evento, conheceremos os componentes dos 12 grupos da competição que ocorre nos EUA, México e Canadá entre os dias 11 de junho e 19 de julho. Apesar do aumento no número de países participantes do torneio, cada grupo seguirá contando com quatro equipes.
No anúncio realizado na Casa Branca, Gianni Infantino deixou Trump segurar a taça da Copa do Mundo. Inclusive, o norte-americano brincou com a possibilidade de deixar o troféu no Salão Oval da Casa Branca. Na sequência, o dirigente da Fifa informou que teria que entregá-lo ao próximo campeão.
Ver essa foto no Instagram
Infantino também entregou a Donald Trump um ingresso para a final da Copa, que será disputada em 19 de julho, no estádio MetLife, em Nova Jersey. O norte-americano agradeceu e disse: “É uma grande honra. Cada uma das partidas será como um Super Bowl, vai ser o maior e mais complexo evento da história do esporte”.
O governo dos Estados Unidos também garantiu que vai oferecer facilidades na emissão de vistos para estrangeiros que desejarem visitar o país durante a Copa do Mundo, ainda que, segundo Trump, “alguns países tenham mais facilidade que outros”. O presidente acrescentou ainda acreditar que o presidente da Rússia Vladimir Putin poderá ir aos EUA acompanhar a competição.
A Copa do Mundo de 2026 marcará a estreia do formato com 48 seleções. Na fase inicial, os times serão distribuídos em 12 grupos. Classificam-se os dois primeiros colocados de cada chave, além dos oito melhores terceiros, que completarão o quadro da fase eliminatória.
A fase de grupos será disputada entre os dias 11 e 27 de junho, totalizando 72 jogos espalhados por todas as sedes. A primeira etapa do mata-mata começa em 28 de junho e vai até 3 de julho, em 14 cidades diferentes. As oitavas de final serão realizadas entre 4 e 7 de julho, em oito estádios. Já a partir das quartas de final, todas as partidas acontecerão exclusivamente em território norte-americano.
Até agora, apenas 13 seleções já garantiram vaga na Copa do Mundo do ano que vem, são elas: Canadá, México, Estados Unidos, Argentina, Equador, Brasil, Japão, Irã, Uzbequistão, Coreia do Sul, Jordânia, Austrália e Nova Zelândia.