Nesta terça-feira, 12, Atlético Nacional, da Colômbia, e São Paulo se enfrentaram no Estádio Atanasio Girardot, em jogo válido pela ida das oitavas de final da Copa Libertadores. A equipe brasileira sofreu bastante, mas segurou o empate em 0 a 0.
Jogando sob o apoio de sua torcida, os colombianos começaram ditando o ritmo e ficaram perto de inaugurar o placar. Aos 10 minutos da primeira etapa, Marlos Moreno aproveitou cruzamento e bateu de primeira, entretanto, a bola desviou na mão de Ferraresi dentro da área. Imediatamente, o árbitro assinalou a penalidade. Na cobrança, Cardona chutou para fora.
A equipe do Atlético Nacional demonstrou ter sentido a grande chance desperdiçada e viu o São Paulo começar a controlar o jogo. Aos 18 minutos, após cruzamento de Bobadilla, a defesa mandante afastou mal e a bola caiu livre para André Silva, que acabou isolando. A equipe colombiana, no entanto, se recuperou e finalizou o primeiro tempo equilibrando o duelo.
Ver essa foto no Instagram
O torcedor do São Paulo tomou um susto logo no começo do segundo tempo. Aos 6 minutos, Cardona chutou forte de fora da área e viu a bola passar muito perto, batendo na rede pelo lado de fora.
A pressão dos mandantes seguiu forte e, aos 11 minutos, Marlos Moreno conseguiu um lindo voleio e acertou a trave de Rafael. Apenas três minutos depois, o Atlético Nacional partiu em contra-ataque e, após receber passe de Moreno, foi a vez de Marino Hinestroza finalizar no poste.
Aos 19 minutos, o juiz entendeu que Ferraresi cometeu outro pênalti ao chegar atrasado e derrubar Morelos. Buscando se redimir, Cardona foi para a batida, mas acabou batendo mal mais uma vez, e Rafael salvou o São Paulo.
Próximos compromissos
O duelo de volta, no Morumbis, está marcado para a próxima terça-feira, 19, às 21h30 (de Brasília). Antes da decisão, ambas equipes terão compromissos em seus campeonatos nacionais. Enquanto o Atlético Nacional enfrenta o Fortaleza-COL, no sábado, o São Paulo joga diante do Sport, no mesmo dia.
Com o empate em 0 a 0, o time brasileiro, assim como o colombiano, precisará de uma vitória por qualquer placar para garantir a classificação às quartas de final da competição continental.