Ivan Ljubicic usou as redes sociais, nesta terça-feira, 12, para criticar as condições que os jogadores enfrentam no Masters 1000 e WTA 1000 de Cincinnati, nos Estados Unidos. O croata de 46 anos já foi número 3 do mundo e foi treinador de Roger Federer na reta final da carreira do suíço.
“Ninguém ganha quando os jogadores desmaiam por causa de condições extremas… Que outro esporte faz isso? … Os jogadores são solicitados a sair dia após dia para competir nessas condições… Não tem nada a ver com estar em forma”, criticou.
A reclamação ganhou força após dois episódios em menos de 48 horas. Na segunda-feira, 11, o francês Arthur Rinderknech desmaiou e precisou abandonar a partida contra o canadense Felix Auger-Aliassime. Já nesta terça, o argentino Francisco Comesaña passou mal e chegou a vomitar durante o confronto com o americano Reilly Opelka. No momento das partidas, a temperatura em Ohio marcava 32°C, com forte sensação térmica devido à umidade.
Nobody wins when players are fainting because of extreme conditions… Which other sport does this ? … players are asked to go out day after day to complete in such conditions… Has nothing to do with being fit
— Ivan Ljubicic (@theljubicic) August 12, 2025
O torneio segue até o próximo domingo ,17, quando serão disputadas as finais masculina e feminina. Em seguida, o circuito viaja para Nova Iorque, onde os atletas terão poucos dias para se preparar para o US Open, último Grand Slam da temporada, que começa em 24 de agosto.
Saiba mais sobre Ivan Ljubicic
Natural de Bósnia e Herzegovina, mas naturalizado croata, Ljubicic teve uma carreira de destaque no tênis profissional, alcançando o terceiro lugar no ranking da ATP em 2006. No total, conquistou 10 títulos de simples no circuito, incluindo o Masters 1000 de Indian Wells, em 2010, uma de suas maiores vitórias.
Após a aposentadoria, em 2012, Ljubicic se tornou treinador e empresário. Seu principal trabalho como técnico foi com Roger Federer, de 2016 a 2022, período em que o suíço conquistou três títulos de Grand Slam e voltou ao topo do ranking mundial.